Conecte Conosco

Brasil

TCU dá 120 dias para Petrobras melhorar contratação de fornecedores

Publicado

em

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Petrobras ajuste seus processos internos para garantir o cumprimento das sanções previstas no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) durante as contratações de fornecedores. A Corte estabeleceu um prazo de 120 dias para que a empresa adeque seus procedimentos e respeite todas as penalidades federais aplicáveis.

Durante a sessão desta quarta-feira (11), foi analisado um relatório que abrange as contratações realizadas pela Petrobras desde janeiro de 2019 até o presente momento, com base em uma extensa base de dados contendo milhares de registros.

O ministro Walton Alencar Rodrigues, relator do processo, explicou que as constatações não representam necessariamente irregularidades confirmadas em casos isolados, mas indicam um alerta importante. A equipe técnica identificou, por exemplo, que fornecedores com restrições, incluindo aqueles inscritos no CEIS ou com alto Grau de Risco de Integridade (GRI), participaram de algumas licitações.

Segundo o relator, “os casos apontados, quando vistos em conjunto, revelam uma vulnerabilidade sistêmica ou um padrão que demonstra que as regras de negócio não foram devidamente seguidas. Cabe à própria Petrobras analisar detalhadamente cada situação para confirmar as irregularidades ou justificar os casos que forem pertinentes.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados