Conecte Conosco

Mundo

Bolívia prende narcotraficante procurado no Cone Sul

Publicado

em

Sebastián Marset, um narcotraficante do Uruguai, que estava entre os mais procurados na região do Cone Sul, foi capturado na Bolívia nesta sexta-feira (13) e posteriormente extraditado para os Estados Unidos, conforme anunciado pelo governo boliviano.

Com 34 anos, Marset estava foragido desde 2023 e acredita-se que tenha se deslocado por vários países da América do Sul, incluindo Brasil, Venezuela e Paraguai. O Departamento de Justiça dos EUA oferecia uma recompensa de 2 milhões de dólares por informações que levassem à sua prisão.

Autoridades americanas investigaram que Marset liderava uma rede que traficou pelo menos 16 toneladas de cocaína para a Europa, das quais 11 toneladas foram apreendidas no porto de Antuérpia, Bélgica. Ele também é suspeito de ter ordenado, em 2022, o assassinato do promotor antidrogas paraguaio Marcelo Pecci, que foi morto no Caribe colombiano enquanto estava em lua de mel.

Marset foi capturado na Bolívia e extraditado para os EUA, em cumprimento de uma ordem judicial americana, conforme explicações do ministro do Governo, Marco Antonio Oviedo, acompanhado pelo presidente Rodrigo Paz.

Agentes policiais bolivianos entregaram Marset a agentes da DEA no aeroporto de Santa Cruz. O narcotraficante embarcou em um avião americano, conforme imagens divulgadas pela televisão estatal da Bolívia.

A operação mobilizou centenas de policiais e ocorreu durante a madrugada. Marset permaneceu em silêncio durante todo o processo, segundo Oviedo.

Além dele, outras quatro pessoas foram presas, incluindo uma mulher com o sobrenome Marset, segundo o Ministério Público.

O comandante da polícia boliviana, Mirko Sokol, declarou que as operações de investigação continuarão nos próximos dias, já que há suspeitas de que várias pessoas colaboraram com Marset, possivelmente até policiais.

O presidente da Bolívia agradeceu a cooperação de organizações internacionais e países vizinhos pela colaboração na operação.

O Departamento de Estado dos EUA destacou que o domínio criminoso de Sebastián Marset chegou ao fim, graças à liderança do presidente Rodrigo Paz e à eficaz cooperação na aplicação da lei regional.

Histórico e investigações

Marset cumpriu pena de narcotráfico no Uruguai entre 2013 e 2018. Após libertado, fixou residência no Paraguai e depois na Bolívia, coordenando operações e deslocando-se por países do Cone Sul.

Ele fugiu em julho de 2023 de uma casa em Santa Cruz, um dia antes de uma grande operação policial. Sua esposa está detida no Paraguai após ser presa na Espanha.

Em 2023, os EUA o acusaram de lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico através de instituições financeiras americanas.

Cartwright Weiland, alto funcionário do Escritório de Assuntos Internacionais sobre Narcóticos e Aplicação da Lei dos EUA, considerava Marset um dos criminosos mais procurados na região, alvo central de uma ampla investigação no Paraguai.

Marset também era apaixonado por futebol, tendo jogado e gerenciado um clube de Santa Cruz. Em vídeos clandestinos, vangloriava-se de escapar das autoridades.

Ele investiu em promoção de shows, produção musical e o setor imobiliário. Deixa pendentes seis processos judiciais na Bolívia por narcotráfico, lavagem de dinheiro e outros crimes, conforme o Ministério Público.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados