Conecte Conosco

Notícias Recentes

Saúde pede ao GDF para contratar 113 pediatras; déficit é de 276, diz pasta

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal pediu na manhã desta segunda-feira (30) autorização ao GDF para contratar 113 pediatras para a rede pública. Segundo o secretário-adjunto da pasta, José Rubens Iglésias, o déficit é de 276 profissionais na área. O pedido foi feito após um levantamento que apontou que a pediatria é a especialidade mais sensível da rede.

“Em primeiro lugar, pretendemos contratar médicos que já estão concursados. Temos 113. Temos enfermeiros também aprovados e temos técnicos em enfermagem também aprovados. Faremos a distribuição na rede como um todo para suprir necessidades”, afirmou Iglésias.

O secretário-adjunto diz que busca outros meios de solucionar a falta de médicos na rede. “Ainda teremos que completar os quadros com a opção de 40 horas e, posteriormente, se ainda não completar a necessidade de 276, fazer a oferta de hora-extra para que possamos atender bem a população.”

Iglésias afirma que há um déficit de pediatras no mercado, o que dificulta a contratação dos profissionais. “Quando você não tem possibilidade de contratar porque se esgotou o número de vagas de aprovados, você tem duas alternativas: ou um novo concurso, mas se não tem pediatras prontos para entrar, é um problema. E, segundo, as [contratações] temporárias, que também não existe disponibilidade no mercado. Então observe que a situação que é crítica, de mercado.”

A expectativa do secretário-adjunto é que as contratações aconteçam em um prazo de 15 dias após a autorização do GDF.

Esperas de até sete horas
Na madrugada desta segunda, mães esperaram até sete horas para conseguir atendimento no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Pela manhã, o monitor da unidade indicava que 37 crianças aguardavam atendimento na emergência. Uma criança chegou a passar mal durante a espera.

“Eu cheguei aqui há três horas, e agora que foram atender minha filha. A gente fala com os guardas e eles ficam é rindo da cara da gente, ficam debochando, falando que ia parar todo mundo na delegacia porque a gente é que está errado de reclamar aqui”, disse a estudante Joyce Santana.

Os pais também enfrentavam dificuldade em conseguir um leito para internação. A direção do Hmib informou que o setor está sobrecarregado. São 38 crianças nos leitos, quando a capacidade máxima é de 25 pacientes.

“É um setor que vem tendo esse problema já há algum tempo”, diz o secretário-adjunto. “Temos uma insuficiência de recursos [humanos] nessa área. Estamos falando na rede como um todo. Consequentemente, não havendo atendimento na rede, os pacientes migram para o Hmib, que também tem problema de recursos humanos, e também fica estrangulado.”

Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados