Centro-Oeste
Projeto Andanças leva cultura e aprendizado a escolas de Ceilândia
O Projeto Andanças, realizado em parceria pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Associação Andar a Pé, visita escolas públicas de Ceilândia com um ônibus que funciona como sala de aula e espaço cultural. O objetivo é levar conhecimentos sobre a história local, mobilidade urbana, meio ambiente e patrimônio cultural aos estudantes da rede pública.
Atualmente, o ônibus está estacionado no Centro de Ensino Fundamental 31 (CEF 31), em Ceilândia, até o dia 27 de março. Alunos do 6º ao 8º ano participam de atividades interativas, como assistir a um vídeo sobre a fundação de Ceilândia e os desafios enfrentados pelos primeiros moradores, criar um mapa afetivo da região e jogar uma brincadeira de perguntas no estilo amarelinha para ajudar no aprendizado.
Os estudantes são divididos em grupos para as dinâmicas, que têm como objetivo estimular o pensamento crítico e o sentimento de pertencimento à cidade. Depois da passagem pelo CEF 31, o projeto seguirá para o CEF 20, CEF 25 e CED 07, também em Ceilândia, e estará presente nas comemorações do aniversário da cidade nos dias 27 e 28 de março. Posteriormente, a ação deve ser levada para Candangolândia e Núcleo Bandeirante.
Doze mediadores, que são jovens do ensino médio e superior de instituições públicas, conduzem as atividades e compartilham informações sobre a cidade, o Ministério Público, a gestão e a mobilidade urbana. Uma das mediadoras, Alanna Valente, nascida em Ceilândia e participativa em movimentos sociais locais, ressalta a importância do projeto para que os estudantes conheçam a própria região e desenvolvam um olhar crítico.
Em 17 de março, a promotora de justiça Laís Cerqueira, da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), participou das atividades com 26 crianças, esclarecendo dúvidas sobre gestão, acessibilidade e meio ambiente. A estudante Maria Luiza Magalhães, de 11 anos e moradora de Ceilândia, compartilhou que aprendeu aspectos culturais da região, como a influência nordestina, inclusive a Casa do Cantador.
Laís Cerqueira destacou o valor educativo do projeto para preparar cidadãos conscientes, capazes de exigir políticas públicas que promovam a qualidade de vida e reduzam a violência nas cidades. O supervisor pedagógico do CEF 31, Eduardo França, avalia a iniciativa como uma oportunidade para discutir o contexto social dos alunos e ajudá-los a formar suas próprias opiniões.
Iniciado em 6 de março na sede do MPDFT, o projeto utiliza um ônibus cedido pela instituição por meio de termo de cooperação com a associação. O veículo, decorado com imagens que representam a diversidade cultural, oferece uma exposição interativa com painéis, recursos visuais e estações temáticas. Financiado por recursos de acordos de não persecução penal relacionados a infrações urbanísticas e ambientais, o Andanças promove reparação social e beneficia a comunidade.
*Com informações do MPDFT

Você precisa estar logado para postar um comentário Login