Centro-Oeste
Programa Pontes para o Mundo abre 400 vagas para estudantes em sete países
A segunda edição do programa Pontes para o Mundo, promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), foi lançada nesta segunda-feira (23) em uma cerimônia no Cine Brasília, com a presença do governador Ibaneis Rocha.
No evento, o governador destacou a importância do programa, dizendo que é uma oportunidade especial para os jovens da rede pública. Ele comentou: “É um programa realmente maravilhoso”, ressaltando o crescimento pessoal e profissional dos participantes. A primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, acrescentou que os estudantes serão exemplos para seus colegas e comunidades.
Lançado no ano passado, o Pontes para o Mundo já enviou 102 alunos para intercâmbios de até três meses em instituições do Reino Unido. Nesta nova edição, o número de vagas aumentou para 400 estudantes. Além do Reino Unido, os destinos incluem Canadá, França e Espanha. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, incentivou os jovens a aproveitarem essa chance e a estudarem o edital quando for divulgado.
Alunos que participaram da primeira edição compartilharam suas experiências marcantes. Giovanna Borba, do Centro Educacional do Lago, falou que o intercâmbio no País de Gales foi a realização de um sonho, com aulas sobre geopolítica e ciências, além de uma rica imersão cultural. Hugo Galdino, do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, comentou que o choque cultural foi positivo e a oportunidade de conhecer pessoas e histórias diferentes foi valiosa.
Estudantes como Ana da Cruz e Joana de Andrade, ambas de 17 anos, demonstram grande expectativa para conquistar uma vaga nesta edição. Ana, do Centro de Ensino Médio 3 do Gama, vê o programa como uma luz no seu caminho de aprendizado de línguas estrangeiras. Joana, do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama, considera a iniciativa uma porta aberta para uma experiência além da sua realidade diária.
Depois do intercâmbio, os estudantes poderão relatar seus aprendizados em artigos na revista Com Censo Jovem, um projeto de iniciação científica da Secretaria de Educação. A editora-chefe, Daphne Leandro, explicou que essa parceria vai resultar em um dossiê especial, reforçando a importância dos estudantes mesmo depois do intercâmbio.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login