Conecte Conosco

Centro-Oeste

Secretários-Adjuntos Ficam no Cargo até Celina Escolher Novos

Publicado

em

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), manterá os atuais secretários-adjuntos como responsáveis temporários pelas secretarias durante o final de semana, após a saída do governador Ibaneis Rocha (MDB) e dos secretários que irão deixar seus cargos na próxima sexta-feira (27) para disputar as eleições.

Segundo Ibaneis, todos os secretários que forem candidatos nas próximas eleições deixarão seus cargos numa cerimônia conjunta. Portanto, havia a dúvida se Celina já teria uma lista pronta de novos nomes para substituí-los.

Ao menos 12 secretários estaduais deixarão seus cargos para se candidatar nestas eleições, e os novos nomes dependerão das negociações partidárias e alianças políticas.

Candidatos ao Executivo e Câmara Federal

  • Gustavo Rocha (Casa Civil): ligado ao Republicanos, deve ser candidato a vice-governador na chapa de Celina Leão.
  • José Humberto Pires (Governo): do MDB, planeja concorrer a deputado federal.
  • Hélvia Paranaguá (Educação): deve disputar vaga para deputada federal.
  • Sandro Avelar (Segurança): do PSDB, confirmado como pré-candidato a deputado federal, apesar de sair da legenda.
  • Gilvan Máximo (Consumidor): do Republicanos, deve ser candidato a deputado federal.
  • Agaciel Maia (Relações Institucionais): do PL, pode concorrer à Câmara dos Deputados, mas há negociações para ser candidato à CLDF.

Candidatos à Câmara Legislativa (CLDF)

  • Cristiano Araújo (Turismo): cotado para voltar à CLDF.
  • Claudio Abrantes (Cultura): do PSD, pode sair do partido e concorrer à CLDF.
  • Rodrigo Delmasso (Família): do Republicanos, deve tentar voltar como deputado distrital.
  • Ana Paula Marra (Desenvolvimento Social): do Podemos, pré-candidata à CLDF.
  • André Kubitschek (Juventude): do PSD, avalia disputar deputado federal ou distrital.
  • Marcela Passamani (Justiça e Cidadania): esposa de Gustavo Rocha e do MDB, ainda não confirmou candidatura, mas sairá do cargo para poder decidir.

Reaproximação

A definição dos cargos dependerá das alianças que Celina formar. Recentemente, Ibaneis rompeu com alguns parlamentares que votaram contra o projeto de socorro ao Banco de Brasília na Câmara Legislativa.

Com as eleições se aproximando, Celina, que é pré-candidata ao governo, terá pelo menos seis meses para restabelecer o diálogo com esses distritais, buscando apoio tanto na Câmara quanto nas regiões eleitorais deles.

Há ainda secretarias importantes que poderão ser ocupadas por aliados da própria governadora, como a Secretaria de Justiça e Cidadania, que tem muitos cargos e projetos que impactam diretamente a população.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados