Brasil
PSD vê Caiado como favorito para vaga após Ratinho Jr desistir
Após Ratinho Júnior, governador do Paraná, desistir da disputa presidencial, membros do PSD começaram a considerar Ronaldo Caiado, governador de Goiás, como o principal candidato do partido nas eleições de outubro. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, também está na disputa, com a definição prevista para o fim do mês.
Ratinho Jr. anunciou que vai permanecer no cargo até o término do mandato, retirando-se da lista de pré-candidatos articulada por Gilberto Kassab, presidente do PSD. Ele justificou a decisão como resultado de uma profunda reflexão junto à sua família.
Aliados de Gilberto Kassab demonstraram surpresa com a desistência, já que Ratinho Jr. era o preferido para concorrer à Presidência.
A decisão é atribuída internamente à piora nas perspectivas para a sua sucessão no Paraná. Recentemente, o PL declarou apoio a Sérgio Moro (União Brasil-PR) para o governo estadual, enquanto Rafael Greca deixou o PSD para se candidatar pelo MDB.
Antes do anúncio, aliados de Kassab buscavam reunir os três pré-candidatos para avaliar a situação em seus estados e decidir conjuntamente. A expectativa é que a escolha final seja divulgada até o fim deste mês, com Caiado despontando como favorito devido a uma situação eleitoral mais favorável em Goiás em comparação às dificuldades enfrentadas por Leite no Rio Grande do Sul.
O PP do Rio Grande do Sul, antes aliado de Leite, apoia agora o deputado Zucco (PL), enquanto o PT considera apoiar Juliana Brizola (PDT). Frente a isso, há a possibilidade de Leite permanecer como governador para fortalecer a campanha de seu vice, Gabriel Souza (MDB).
Em pesquisa recente da Real Time Big Data, Zucco lidera com 31% das intenções de voto, seguido por Juliana Brizola com 24%, Edegar Pretto (PT) com 19% e Gabriel Souza com 13%. A pesquisa foi realizada com 1,5 mil entrevistas e possui margem de erro de 2 pontos percentuais.
Entre aliados de Kassab, acredita-se que a candidatura de Caiado é uma oportunidade final de concorrer à Presidência, o que permite ao PSD flexibilidade para negociações futuras após as eleições.
Posicionamento do PSD após desistência de Ratinho Jr
Gilberto Kassab destacou a gestão de Ratinho Jr. como uma das melhores da história do Paraná, ressaltando avanços em educação, segurança pública e infraestrutura que beneficiam o estado a longo prazo.
Ele reafirmou que o PSD está comprometido em lançar um candidato à Presidência que represente uma alternativa moderada frente às polarizações existentes, destacando o reconhecimento e as realizações tanto de Eduardo Leite quanto de Ronaldo Caiado.
Kassab reiterou que a decisão sobre o candidato do PSD será tomada até o final de março, com os projetos apresentados pelos dois governadores servindo de base para o plano de governo do partido.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login