Notícias Recentes
Pacheco anuncia pré-candidatura ao governo de Minas pelo PSB
Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, oficializou sua filiação ao PSB e apresentou sua pré-candidatura ao governo de Minas Gerais em um encontro realizado na última quarta-feira (25) em Brasília.
O jantar contou com a presença do presidente da legenda, João Campos, além do vice-presidente Geraldo Alckmin, da deputada Tabata Amaral (SP) e do ex-presidente do partido, Carlos Siqueira.
A intenção de Pacheco é apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado. No PT, o apoio à candidatura já é considerado confirmado, enquanto o PSB ainda não fez um comunicado oficial. Gleide Andrade, secretária de Finanças do PT, destacou a importância do anúncio afirmando que Minas Gerais merece um governador de alto nível, e que Pacheco possui as qualidades necessárias para assumir essa responsabilidade, fortalecendo ainda mais a campanha do presidente Lula na região.
Para disputar o governo estadual, Pacheco precisará deixar o PSD, partido que recentemente filiou o atual governador Matheus Simões, que pretende disputar a reeleição.
Nas últimas semanas, o senador conversou com membros do MDB e do União Brasil, mas essas negociações não avançaram. No início de março, ficou claro que o MDB não seria uma opção viável, já que o partido tem o ex-vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo como pré-candidato para 2026.
Fontes do MDB informaram que a filiação de Pacheco só poderia ocorrer após 4 de abril, o que impediria sua candidatura pelo partido, e essa possibilidade foi descartada. Além disso, ele não chegou a ser formalmente convidado.
O União-PP, por sua vez, deve continuar apoiando o governador Simões e se posiciona mais próximo da oposição a Lula no estado.
Entre os desafios do PSB para viabilizar a candidatura de Pacheco está o tamanho menor do partido em comparação com outras legendas. O fundo partidário disponível é limitado e deve ser dividido entre as candidaturas a deputado federal e a governador. Contudo, a aliança com partidos maiores, como o PT, pode ajudar a fortalecer a campanha de Pacheco.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login