Notícias Recentes
Relatório do TCDF mapeia nove pontos da cidade que precisam de reforma
Os principais monumentos de Brasília chegarão ao aniversário de 55 anos da capital com problemas de falta de manutenção e má conservação, velhos conhecidos da população. As construções apresentam falhas, como rachaduras, infiltrações, pintura desgastada, fiação exposta, entre outras. O alerta foi feito pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), após concluir uma auditoria feita pelos técnicos do órgão. Pontes e viadutos, além do Teatro Nacional, da Rodoviária do Plano Piloto e do Memorial dos Povos Indígenas (veja quadro) passaram por avaliação dos profissionais. O relatório também apontou a necessidade de o governo retomar obras inacabadas.
No documento, o Tribunal de Contas faz um alerta sobre a manutenção das construções: “É feita de maneira improvisada, casual e não garante a integridade das edificações públicas”. Um dos casos mais graves é o do Museu Nacional. A obra de Oscar Niemeyer, inaugurada em 2006, apresenta falhas na pintura, infiltração, desgaste da rampa de acesso e elevadores parados e sem contrato de manutenção.
O Teatro Nacional é outro local que causa preocupação. O GDF está ciente dos problemas e afirma que uma revitalização completa do espaço custaria R$ 200 milhões. E não é para menos. O levantamento aponta muitos problemas. Além da pichações na parte externa, há defeitos internos. Piso dos palcos com buracos, mobília em estado precário e saídas de emergência comprometidas são apenas alguns deles.
Para o TCDF, o Distrito Federal desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal por muitos anos, pois a legislação exige do ente federativo a previsão, na lei orçamentária, de recursos exclusivos à manutenção de locais públicos. Resultado da auditoria deverá ser entregue ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na próxima semana.
Os principais problemas:
Ponte do Bragueto
Concreto danificado com infiltração e fissuras; placas de aço cobrindo defeitos no concreto; contenção de terra comprometida; guard rail danificado; calçada sem meio-fio e sem drenagem; asfalto com deformações e rachaduras.
Rodoviária do Plano Piloto
Laje ainda sem manutenção; escadas rolantes e elevadores inoperantes; luminárias sem funcionar.
Memorial dos Povos Indígenas
Rampa de entrada sem guarda-corpo; diversos pontos de infiltração no teto; cadeiras faltando no auditório; estrutura carente de pintura; rachadura em pilar; trincas em paredes; sistema elétrico antigo; lâmpadas faltando; não há intervenções para acessibilidade.
Passagem subterrânea da 115/116 Norte
Rampa de acesso suja; infiltração no teto; luminárias sem funcionar; piso sem cerâmica; paredes sem pintura e revestimento; grelhas obstruídas.
Museu Nacional
Ponte das Garças
Calçada com desnível; pista com buracos e desníveis; estrutura do parapeito comprometida; parapeito solto; juntas sem tratamento adequado; bueiro obstruído.
Ponte Costa e Silva
Calçada com desnível e quebrada; pista sem tartarugas; parapeito com pintura desgastada, asfalto danificado.
Teatro Nacional
Diversos pontos de infiltração; carpetes deteriorados; piso dos palcos com buracos e precisando de manutenção; cobertura de vidro quebrada; mobiliários em estado precário; sanitários sem piso e revestimento; elevadores parados; saídas de emergência comprometidas e usadas como ponto de consumo de drogas.
Viaduto N2
Danos no concreto; fissura; armação aparente.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login