Notícias Recentes
Nunes Marques revoga afastamento de Rodrigo Manga em Sorocaba
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques suspendeu nesta terça-feira (31) o afastamento do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, vinculado ao partido Republicanos, decorrente da Operação Copia e Cola, que investiga supostos crimes relacionados a contratos emergenciais na área da saúde.
A decisão de afastar o prefeito foi tomada em 6 de novembro de 2025, durante a segunda fase da operação da Polícia Federal que investiga desvios em contratos para a gestão de duas unidades de saúde da cidade. Durante o afastamento temporário de 180 dias, o vice-prefeito Fernando Martins (PSD) assumiu o cargo por quase cinco meses.
Segundo apuração da TV TEM, espera-se que Manga retome sua posição já na tarde desta quarta-feira (1º). O advogado de defesa, Daniel Bialski, informou que o STF notificou o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e a prefeitura sobre a decisão.
O pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Rodrigo Manga havia sido inicialmente julgado pelo TRF-3 e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que confirmou a suspensão do prefeito como medida cautelar necessária para a investigação.
No entanto, Nunes Marques considerou a medida uma intervenção exagerada na administração política local. Ele também destacou que a demora na decisão poderia prejudicar o exercício do direito de Manga de participar do processo eleitoral deste ano, cujo prazo para registro termina no sábado (4).
Em comunicado, a defesa de Manga saudou a decisão do STF, afirmando que a corte reconheceu a ausência de motivos para manter o afastamento, na ausência de evidências mínimas de irregularidades cometidas pelo prefeito.
A assessoria do político ressalta que ele ainda decidirá se retorna à prefeitura ou se renuncia ao cargo para concorrer nas eleições de 2026. O próprio Manga celebrou a decisão, declarando: “Mais uma vez, o STF demonstra seu papel de defensor dos direitos políticos e da população.”
Perfil do prefeito ‘tiktoker’
Manga, reeleito com ampla maioria no ano passado, obtendo mais de 263 mil votos e 73,75% dos votos válidos, é aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Conhecido nas redes sociais pelo uso do humor em vídeos informativos, ele divulgava serviços públicos locais, como disponibilização de carregadores portáteis e guarda-chuvas em pontos de ônibus.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login