Conecte Conosco

Economia

Alerta de risco de deslizamentos e enchentes na Região Metropolitana do Recife

Publicado

em

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta sobre a possibilidade moderada de deslizamentos, enchentes, transbordamento de canais urbanos e alagamentos para a Região Metropolitana do Recife (RMR) nesta quarta-feira, dia 1°.

Este aviso foi motivado pelas chuvas intensas que vêm afetando o estado desde a madrugada. Segundo o Cemaden, existem áreas na RMR com alta suscetibilidade para esses tipo de ocorrências. Com a continuidade das chuvas ao longo do dia, podem ocorrer deslizamentos em pontos específicos de encostas.

As áreas com drenagem insuficiente na região são mais propensas a enxurradas e alagamentos, que historicamente provocam transtornos para a população em dias de fortes chuvas. Na manhã desta quarta, já foram registrados alagamentos e congestionamentos em cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, além do transbordamento do Canal do Fragoso.

Alerta laranja para chuvas fortes

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) declarou um alerta laranja devido a chuvas intensas para todas as regiões de Pernambuco, válido para esta quarta-feira e a madrugada de quinta-feira. A RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão estão em estado de atenção.

Nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuva foram registrados no Cabo de Santo Agostinho (157,45 mm), seguido pela Ilha de Itamaracá (153,4 mm), Ipojuca (134,66 mm), Paulista (134,33 mm) e Olinda (132,94 mm). No Recife, o índice chegou a 92,2 mm até as 8h53 desta quarta.

Pontos críticos de alagamento

O Centro de Operações do Recife (COP) confirmou pontos de alagamento em diversos locais da cidade até as 7h30 desta quarta-feira, incluindo:

  • Avenida Dois Rios (Vila do Sesi)
  • Avenida Dom Hélder Câmara
  • Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho próximo à Praça da Chesf
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Morais em frente à Tambaí e Magazine Luiza
  • Avenida Recife, após o Jardim São Paulo, sentido Aeroporto

Vídeos mostram alagamentos também na Avenida Norte, especialmente no cruzamento com a Avenida Cruz Cabugá, no centro da cidade. Além disso, foram relatados transtornos causados pela chuva na Avenida Bernardo Vieira de Melo, Rua da Árvore e Rua Campo Grande, no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes; e em Bairro Novo, Casa Caiada e PE-015, em Olinda.

Recomendações de segurança

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta a população a tomar precauções durante as chuvas, como evitar se abrigar sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Defesa Civil de Pernambuco reforça para que as pessoas evitem áreas de risco como encostas, margens de rios e locais com histórico de deslizamentos e alagamentos. Não atravessem áreas alagadas a pé ou de carro, pois a força da água pode ser perigosa. Procure abrigo seguro, seja na casa de familiares, amigos ou em abrigos indicados pela Defesa Civil do seu município.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados