Brasil
Prefeitura de SP abre licitação para reformar antigo Othon Palace
Obra está orçada em R$ 45 milhões; secretaria irá ocupar edifício. Hotel no Centro chegou a hospedar a rainha Elizabeth II, em 1968.
A Prefeitura de São Paulo abriu licitação para escolher a empresa que fará o projeto executivo, restauração da fachada e reforma do edifício do antigo Othon Palace Hotel, um dos cartões postais da cidade atingido pela degradação do Centro.
A obra é estimada em R$ 45,6 milhões e deve demorar 15 meses. O prédio abrigará a Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.
O prédio fica na Avenida Líbero Badaró, ao lado do Edifício Matarazzo, sede do Executivo paulistano. Segundo a Prefeitura, a reforma do Othon representará grande economia anual aos cofres públicos, que deixará de gastar com aluguel e condomínio.
A reforma manterá a fachada de mármore, granito e pastilha, tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental (Conpresp). O túnel para interligar o edifício do antigo Othon Palace Hotel à sede da Prefeitura da cidade de São Paulo não será mais executado.
Inaugurado em 1954, o Othon Palace atingiu o auge nos anos 60 e 70 e chegou a hospedar a rainha Elizabeth II, em 1968. O hotel encerrou as atividades em 2008, atingido pela degradação do Centro da cidade iniciada na década de 1990. A Prefeitura declarou o prédio de utilidade pública em 2009. Movimentos de moradia ocuparam o edifício, reintegrado em 2014.
Com a reforma, o prédio será ampliado de 16.223 metros quadrados para 17.304 metros quadrados, por causa da demolição das antigas escadarias e construção de duas novas escadas. A reforma de andares busca ajustar o prédio às necessidades da Secretária Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico e às normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login