O auto de vistoria é um documento fundamental para garantir a segurança de milhares de pessoas que trabalham ou circulam diariamente pelo edifício. Segundo os bombeiros, o documento está vencido desde 14 de janeiro deste ano.
No último sábado (3), um incêndio destruiu parte do restaurante localizado no último andar do prédio, o Terraço Itália. O fogo teria começado durante a limpeza do carpete com a utilização de um produto inflamável. O restaurante ficará fechado até a próxima sexta-feira (9) e as reservas para as próximas semanas foram canceladas.
Em fevereiro deste ano, a administração do prédio pediu uma vistoria no local, mas o documento não foi renovado porque os bombeiros encontraram falhas.
Os condôminos do prédio relataram que já pediam há algum tempo para ver o documento com o síndico, mas não conseguiam.
O auto de vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento público que é válido por 3 anos, obrigatório e que deve estar exposto na entrada dos prédios.
Nesta segunda-feira (5), a equipe do SPTV esteve no local e encontrou mais uma irregularidade, a porta que dá acesso a escada de emergência estava trancada. O síndico diz que tem uma chave ao lado da porta para quem quiser abrir, mas os bombeiros dizem que a porta tem que ficar sempre aberta.
Atualmente, os bombeiros não têm poder de fiscalização nos prédios da cidade. Existe um projeto para ser aprovado na Assembleia Legislativa, mas ainda não há data da votação.
Após questionar como o licenciamento foi liberado, a Prefeitura informou, em nota, que conta um certificado de manutenção do sistema de segurança para o Edifício Itália, que foi emitido em 2012 e é válido por cinco anos.
Incêndio
O fogo começou por volta das 8h e foi controlado pelos bombeiros. Ninguém ficou ferido. Mas as marcas do princípio de incêndio estão espalhadas pelo salão nobre do restaurante. Apenas o piano se salvou. Algumas cadeiras ficaram totalmente queimadas e foram retiradas.
ncêndio
O fogo começou por volta das 8h e foi controlado pelos bombeiros. Ninguém ficou ferido. Mas as marcas do princípio de incêndio estão espalhadas pelo salão nobre do restaurante. Apenas o piano se salvou. Algumas cadeiras ficaram totalmente queimadas e foram retiradas.
A Polícia Militar, que também atendeu a ocorrência, e a equipe de segurança do Edifício Itália apontam que a origem do incêndio teria sido um produto de limpeza mal utilizado no carpete do salão nobre.
Apesar de o incêndio ter ficado restrito ao recinto do restaurante, a fumaça foi vista à distância. O prédio é o segundo mais alto da capital paulista, tem 165 metros de altura e mais de 40 andares. A edificação é um ícone da arquitetura paulistana.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login