Notícias Recentes
São Paulo completa uma semana de escolas ocupadas nesta segunda
Primeira ocupação aconteceu na noite do dia 9, na E. E. Diadema. Governo diz que oito escolas foram invadidas; sindicato cita 24.
Há uma semana, alunos passaram a ocupar escolas de São Paulo como protesto contra a reestruturação do ensino do governo do estado. A primeira aconteceu na noite do dia 9, segunda-feira, quando 18 alunos ocuparam o refeitório da E. E. Diadema.
Até esta segunda (16), outras escolas da Grande São Paulo e do interior foram ocupadas.
Nesta manhã, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) dizia que 24 escolas estavam ocupadas. Em seu último balanço, ocorrido no sábado (14), a Secretaria Estadual de Educação confirmava a ocupação de oito escolas.
Confusão
A Justiça chegou a pedir reintegração de posse da Fernão Dias e de Diadema, mas os pedidos foram suspensos.
Além disso, na Fernão Dias, houve tumulto com a Polícia Militar, alunos passaram mal, e um diretor do sindicato foi detido. Na Escola Estadual José Lins do Rego, no Jardim Ângela, houve confronto e dois manifestantes e um policial militar ficaram feridos.
Na sexta-feira (13), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) disse que ocupou três escolas estaduais. A Polícia Militar confirmava a Escola Estadual Elizete Oliveira Bertini, em Embu das Artes. O grupo também disse que estava na escola Antônio Adib Chammas, em Santo André, no ABC, e na EE Comendador Miguel Maluhy, em Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo.
Secretaria cria sistema para consulta sobre transferências
Quase 20 dias após a divulgação da lista das 94 escolas estaduais que serão fechadas, a Secretaria Estadual de Educação informou que criou um sistema online de consulta de pais e alunos sobre a matrícula do próximo ano.
O acesso no Portal da Educação é individual e requer o registro do aluno. Com isso, é possível conferir quais unidades atenderão estudantes do Ensino Fundamental e Médio transferidos após a reestruturação.
Pais, alunos e diretoria de ensino tiram dúvidas sobre reorganização
Neste sábado (14) foi dia de tirar dúvidas sobre as mudanças no ensino público estadual. As escolas ficaram abertas pra receber pais e alunos. Muitos não concordam com o que vai acontecer. O dia foi chamado de “Dia E” pela secretaria de educação.
Estava a critério das escolas funcionar até as 17h deste sábado, mas muitas fecharam às 13h, mais cedo porque não houve movimento. O encontro foi criado depois do anúncio da mudança na educação, já que muitos pais e alunos ficaram sem saber o que vai acontecer.
Na reunião, os pais foram informados para onde o seu filho será transferido. Pais e alunos vão poder acessar as listas com os nomes de 311 mil estudantes envolvidos na transferência de escolas do total de 3,8 milhões de matriculados. A mudança atinge ainda 74 mil professores.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login