Conecte Conosco

Notícias Recentes

Morador de São Paulo poderá sugerir áreas para receber Wi-Fi grátis

Publicado

em

Programa WiFi Livre SP será ampliado em parceria com iniciativa privada. Capital paulista possui 120 espaços públicos com internet de banda larga.

Após instalar internet grátis em 120 praças e áreas públicas de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) irá expandir o programa em parceria com a iniciativa privada. A consulta pública será lançada nesta quarta-feira (18) e a novidade é que o morador da capital poderá escolher os locais para a instalação da internet em alta velocidade.

Quem quiser sugerir um local para adesão ao programa WiFi Livre SP deverá enviar uma proposta à Secretaria Municipal de Serviços indicando o endereço do local sugerido, foto da área e uma descrição do motivo da escolha do ponto.

A sugestão será feita através de um formulário. O munícipe também poderá opinar sobre o mobiliário urbano, equipamentos de ginástica e de lazer para recreação, além de espaços destinados para recargas de celulares. Também será possível apoiar a proposta enviada por outra pessoa.

O fornecimento do sinal nos espaços públicos pela iniciativa privada será feito através de um acordo com a administração pública. Em troca do serviço, as empresas querem fazer propaganda nos locais em que investe, já que a Lei Cidade Limpa restringiu os locais de publicidade na cidade.

A consulta pública ficará aberta pelo período de 45 dias e estará disponível no site  gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wifi.

Programa
A oferta de internet sem fio foi um dos compromissos de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) durante o período eleitoral. No Plano de Metas apresentado por Haddad constavam 42 praças (10 locais no Centro + 1 área por subprefeitura). O número foi ampliado posteriormente para 120 lugares.

O programa tem como objetivo tornar a internet banda larga acessível ao usuário, em locais públicos de grande circulação de pessoas, como praças e parques, além de promover a ocupação desses espaços.

Cada um dos 96 distritos da cidade tem pelo menos um ponto com Wi-Fi. Os 120 pontos existentes estão distribuídos 23 na região Central, 18 na Zona Norte, 36 na Zona Leste, 28 na Zona Sul e 15 na Zona Oeste.

De acordo com a Prefeitura, a velocidade média de conexão por usuário é de 512 kbps, para downloads e uploads. A medição de estabilidade e velocidade das redes está disponível na internet.

Qualquer munícipe pode se conectar desde que possua um aparelho compatível com o padrão Wi-Fi. Não é preciso ter cadastro para navegar.

Praça Dom José Gaspar (Foto: Roney Domingos/ G1)

raça Dom José Gaspar, no Centro de SP, é um dos 120 pontos com internet (Foto: Roney Domingos/ G1)

P

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados