Conecte Conosco

Notícias Recentes

Polícia do DF apura esvaziamento de pneus de 17 veículos da corporação

Publicado

em

Parte da categoria está paralisada; sindicato nega ter cometido vandalismo. Carros fazem transporte de presos; atividade foi ‘dificultada’, diz direção.

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga suposto vandalismo contra 17 carros da corporação, que amanheceram com os pneus esvaziados nesta terça-feira (8). Os veículos pertencem à Divisão de Controle e Custódia de Presos e são usados na transferência de detentos entre presídios e audiências judiciais. Parte dos bicos de ar dos pneus foi danificada.

Até as 15h, a corporação não tinha divulgado informações sobre suspeitos. Em nota, a direção-geral afirmou que o caso “dificultou a atividade”, mas o traslado dos presos foi realizado.

Nesta segunda (7), policiais civis deram início a uma paralisação que resultou no corte das visitas a detentos e dos transportes de presidiários. Em nota divulgada nesta terça, a direção do sindicato da categoria (Sinpol-DF) diz condenar o suposto ato criminoso de danificar os carros.

No texto, a categoria afirma que o movimento é pacífico e “pede que o caso seja rigorosamente apurado”, “a fim de deixar claro que [o sindicato] não participa ou compactua com atos como esse”.

A paralisação dura 72 horas e questiona a cessão de 115 agentes para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário. Segundo o sindicato, o acordo feito com o Ministério Público fere a Lei Federal 13.064/14, que determinou o retorno dos servidores à Polícia Civil.

Cessão ‘temporária’
O diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, afirmou que policiais civis têm competência e manterão as audiências de custódia durante a paralisação dos agentes. Segundo ele, a cessão dos agentes é temporária e ocorre até a realização de concurso na área.

Em nota, a corporação disse que não serão interrompidos os serviços de registro de ocorrências, investigações ou perícias. “[A Polícia Civil] Esclarece, ainda, que serão adotadas as medidas legais pertinentes se houver algum prejuízo aos direitos das pessoas recolhidas na carceragem.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados