Notícias Recentes
Rio Tietê transborda após chuvas e lixo invade avenida em Salto
Grande quantidade de garrafas pet é resultado da vazão do rio. Secretário do Meio Ambiente diz que fenômeno é ‘comum’.
Uma grande quantidade de lixo invadiu as ruas de Salto (SP) depois que o Rio Tietê transbordou neste fim de semana. O trecho é o mesmo que foi invadido por uma espuma cinza que tomou conta da Avenida 24 de Outubro, na Vila Teixeira, em novembro de 2015. As garrafas pet e outros dejetos são resultado da vazão do rio após as chuvas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, esse fenômeno ocorre quando chove muito na região Metropolitana de São Paulo. “O nível da água é elevado e, consequentemente, facilita a formação de espuma quando chega às quedas d’águas de Salto, que é o nosso principal ponto turístico.” Conti afirma que a limpeza será feita assim que a chuva passar.
O fenômeno é comum na cidade há 20 anos, segundo Conti, por conta da presença de esgotos domésticos não tratados que dificultam a decomposição de detergentes domésticos.
Em nota, a secretaria de Meio Ambiente do Estado ressalta que para resolver esse problema é necessário o tratamento do esgoto antes de ser lançado ao Tietê. Essa atribuição é dada aos municípios e às concessionárias de saneamento. Na Região Metropolitana de São Paulo é feita desde 1992 a implantação do programa de despoluição do Tietê, que visa ampliar o tratamento dos esgotos nos municípios de responsabilidade da Sabesp.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login