Conecte Conosco

Notícias Recentes

Abertura de comportas de usina transforma paisagem em Icém

Publicado

em

Última vez em que comportas da hidrelétrica foram abertas foi em 2011.  Moradores fizeram questão de registrar a cena.

Muito moradores de Icém (SP) acompanharam neste domingo (17) a abertura das comportas da usina de Marimbondo. A medida foi autorizada pela Furnas, empresa que administra a hidrelétrica, que fica na divisa do Estado de Minas Gerais.

Os moradores se reuniram para ver a abertura das comportas. Dez minutos antes, a usina começou a disparar o alerta e, como previsto, elas foram abertas por volta das 9h. A água rompeu o vertedouro com força total e promoveu um espetáculo.

A última vez que as comportas foram abertas foi em 2011. Essa medida foi tomada agora por causa das chuvas dos últimos dias, já que o nível do reservatório subiu bastante e, para evitar o transbordamento, foi necessário dar vazão a água.

A funcionária pública Maura Souza, saiu cedo de casa para acompanhar o espetáculo e fez questão de registrar o momento. “Pra mim tudo isso é um espetáculo. Eu vim a pé fazendo trilha só para acompanhar esse cenário. É magnífico”, diz Maura.

Quem também fez questão de levantar cedo foi o bancário Luis Fernando Queiroz, que chegou equipado para não perder nenhum momento durante a abertura das comportas. “Eu preparei a câmera e o celular para não perder nenhum momento quando abrirem as comportas. Quero deixar todo esse momento registrado”, comenta Luis.

Quem andou um pouco mais conseguiu uma vista privilegiada de todo o cenário. “Ninguém esperava que dentro de cinco anos as comportas fossem abrir, estava muito seco. A gente passava por aqui e via as pedras e olha o cenário que temos hoje. A natureza é algo que nos surpreende”, afirma a instrutora de autoescola Aparecida Dalssin Fernando.

Após a abertura das comportas, a água subiu aproximadamente 10 metros e deve encobrir em uma semana uma pequena ilha do local. O procedimento foi rápido e a vazão foi controlada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Situação diferente
Em 2015, o reservatório da hidrelétrica de Marimbondo estava bem diferente. Há um ano, a usina operava com apenas 13% da capacidade e hoje está 81% do total. A régua que antes estava descoberta, hoje não é mais vista. O Rio Grande que abastece a usina em Icém também está diferente. Em janeiro do ano passado havia muitas pedras e era possível até caminhar em alguns trechos.

Usina de Marimbondo abriu as comportas em Icém (Foto: Graciela Andrade / TV TEM)

Usina de Marimbondo abriu as comportas em Icém (Foto: Graciela Andrade / TV TEM)

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados