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Vendas no comércio caem 18,7% no DF em 2015, diz Fecomércio
Desempenho é pior da série histórica; queda em serviços foi de 15,8%. Ano teve ‘desaquecimento’ por causa da crise econômica, diz entidade.
O Distrito Federal fechou 2015 com queda de 18,69% nas vendas do comércio, apontou a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, do Instituto Fecomércio. O resultado é o pior do segmento desde 2006 quando teve início a série histórica de avaliação da entidade.
A pesquisa da Fecomércio é realizada apenas com micro e pequenas empresas do DF. O levantamento é realizado mensalmente pelo Instituto Fecomércio, com apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços.
Segundo o presidente da entidade, Adelmir Santana, a crise econômica contribuiu para as quedas nas vendas dos dois segmentos.
“Esse resultado é o reflexo do desaquecimento no varejo ao longo do ano, fruto de um cenário econômico com crédito mais caro, endividamento elevado, inflação alta e queda na confiança do consumidor.”
Apesar da queda, em dezembro o comércio teve desempenho melhor do que em novembro. O aumento foi de 12,35%, apontou a pesquisa. No setor de serviços, a alta foi de 2,65%.
Em dezembro, apenas os segmentos de floricultura (-5,70%) e o de óticas apresentaram queda, com -5,7% e -0,24%, respectivamente. Vestuário (42,77%), calçados (37,67%); utilidades domésticas (29,60%) e livraria e papelaria (25,81%) foram os que tiveram melhor desempenho.
Também apresentaram aumento nas vendas os segmentos de informática (7,41%); autopeças e acessórios (6,43%), tecidos (6,36%), mercado e mercearia (6,13%), móveis e decoração (5,09%), farmácia e perfumaria (4,90%), material de construção (4,42%) e bares, restaurantes e lanchonetes (4,32%).
No setor de serviços, os melhores resultados foram vistos no segmento salão de beleza, com alta de 19,92%. Em seguida, vieram clínica de estética (14,97%), aluguel de artigos para festas (6,70%), reparação de eletroeletrônicos (6,62%), autoescola (4,60%) e petshop (4,28%).
Apresentaram queda nas vendas no mês de dezembro agência de viagem (-16,35%), casa de eventos (-11,74%), academia (-2,80%) e ensino de idiomas (-0,90%).
O cartão de crédito foi a forma de pagamento predileta durante 2015. Só em dezembro, a modalidade respondeu por 45,25% das vendas no comércio e 40,54% nos serviços.
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