Conecte Conosco

Mundo

Prévias de Iowa abrem primárias da corrida presidencial americana

Publicado

em

As pesquisas mostram que a disputa entre os republicanos Donald Trump e Ted Cruz e os democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders será apertada

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton discursa durante evento de campanha em Des Moines, Iowa - 31/01/2016(Brian Snyder/Reuters)

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton discursa durante evento de campanha em Des Moines, Iowa – 31/01/2016(Brian Snyder/Reuters)

Com a realização do caucus do Estado de Iowa, começa nesta segunda-feira o processo de eleições primárias que vai escolher os candidatos dos partidos Republicano e Democrata à presidência dos Estados Unidos. A partir das 19h (hora local, 23h de Brasília) os cerca de 2 milhões de eleitores registrados em uma das duas legendas em Iowa poderão ir às urnas – o voto é facultativo – para escolher qual pré-candidato querem que chegue à disputa final da corrida à Casa Branca, em 8 de novembro. Espera-se que apenas entre 200.000 e 300.000 pessoas compareçam aos quase 1.700 distritos eleitorais dos 99 condados do Estado.

Caucus é uma convenção partidária em que eleitores registrados pelos partidos se reúnem em locais determinados, que podem ser escolas, clubes, igrejas e até residências, e os representantes de cada pré-candidato fazem um breve discurso, expondo seus pontos de vista para convencer o maior número possível de presentes.

Sem um presidente na busca de reeleição, a disputa de 2016 torna-se uma das mais competitivas. Pelo Partido Democrata, a senadora por Nova York, ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton e o senador (pelo Estado de Vermont) Bernie Sanders chegam praticamente empatados nas pesquisas, com 45% e 42% das intenções de voto, respectivamente. Por isso, a capacidade de mobilização pode ser crucial para o resultado.

No lado republicano, o magnata Donald Trump tem 28% de apoio e 5 pontos porcentuais de vantagem sobre o senador Ted Cruz, segundo a mais recente pesquisa do jornal local Des Moines Register.

Iowa representa uma pequena porcentagem do número total de delegados de cada partido que elegerão o candidato presidencial nas convenções nacionais de julho, mas, por ser o primeiro a realizar as prévias, ganha destaque na imprensa. A exposição favorece os vencedores com doações e visibilidade na campanha.

Em 2008, última vez que Iowa teve uma primária de grande repercussão, os ganhadores foram Barack Obama (que superou Hillary Clinton na indicação do Partido Democrata) e Mike Huckabee, um ex-governador republicano próximo aos evangélicos. Quem conseguiu chegar à disputa final pelo Partido Republicano, no entanto, foi o senador John McCain, que ficou apenas em quarto no caucus daquele Estado. Em 2012, quando apenas os republicanos disputavam a indicação para enfrentar Obama nas eleições, Mitt Romney venceu Rick Santorum por uma margem estreita.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados