Tecnologia
Tay, a inteligência artifical da Microsoft que fala como um adolescente
O programa, uma espécie de assistente virtual representando a faixa etária de 18 a 24 anos, está nas principais redes sociais e consegue fazer piadas e se expressar por gírias
A Microsoft criou nesta quarta-feira uma conta nas principais redes sociais (Twitter, Facebook,Instagram) para mais uma empreitada da Inteligência Artificial. O perfil, denominado Tay, é um chatbot (nome dado a programas que simulam a conversação dos seres humanos) que consegue simular um adolescente se expressando, com gírias e um linguajar típico dessa faixa etária, reagindo de forma natural e descontraída a tuítes e posts de usuários.
A título de comparação, a assistente virtual da Microsoft, a Cortana, disponível nos celulares da companhia e no Windows 10, também responde perguntas, esclarece dúvidas e atende a comandos de voz, mas sempre reagindo a questionamentos padronizadas. A Tay, por sua vez, vai além por conseguir captar expressões populares e específicas de seletos grupos.
A Microsoft explica como a Tay funciona: por meio de um algoritmo, o chatbot faz buscas constantes de conversas e situações dos adolescentes na internet e cada vez mais que os usuários interagem com o perfil de Inteligência Artificial, ele fica mais “inteligente” por conseguir armazenar uma grande quantidade de informações.
O projeto, que também contou com a inserção de dados de comediantes de improviso para compor o seu acervo linguístico, foi desenvolvido por pesquisadores da Microsoft, em parceria com especialistas do buscador Bing, como um teste para elevar a experiência de interatividade de um programa de Inteligência Artificial. De acordo com a companhia, a Tay aparenta uma pessoa de 18 a 24 anos.
No site oficial do projeto, a Microsoft ajuda os usuários a iniciar uma conversa com a Tay. Por exemplo, o experimento consegue contar piadas, comentar fotos e falar sobre horóscopo.
Revolução – A tecnologia de Inteligência Artificial vem mostrando rápida evolução, como no recente caso do computador AlphaGo, do Google, que bateu no milenar jogo chinês Go o sul-coreano Lee Sedol, um dos maiores jogadores (humanos) dos últimos tempos.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login