Devido às manifestações que ocorrem durante o processo de votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, embaixadas em Brasília enviaram comunicados internos orientando que os cidadãos estrangeiros no país reforcem o cuidado com segurança.
Além disso, o texto reforça que os franceses evitem expressar opiniões partidárias. “De maneira geral, a neutralidade política (para aqueles que não têm cidadania brasileira) é recomendada”, diz a nota, a que o G1 teve acesso.
Aos norte-americanos, a Embaixada dos Estados Unidos também tem recomendado atenção durante as manifestações. A representação diplomática tem o costume de enviar SMS aos cidadãos do país avisando quando há previsão de protestos.
Representando o governo britânico no Brasil, a Embaixada do Reino Unido atualizou nesta sexta-feira (15) as recomendações para quem for visitar cidades brasileiras. A nota atenta sobre interrupções no trânsito e no transporte público, e sugere que sejam evitadas multidões.
“Protestos de grande escala estão planejados para domingo 17 de abril nas principais cidades; incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília e Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, o principal ponto dos protestos será Copacabana, e em São Paulo, será em uma região próxima à Avenida Paulista. Outras áreas também podem ser afetadas.”
Esquema de trânsito no DF
O trânsito na Esplanada dos Ministérios fica fechado desde a madrugada desta sexta-feira (15) até domingo à noite nos dois sentidos após a rodoviária do Plano Piloto. O objetivo é garantir a segurança durante atos previstos para ocorrer no local durante a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.
A Polícia Militar desviou o trânsito para as pistas N2 e S2, paralelas ao Eixo Monumental. Motoristas que estacionaram em algum ministério ou em frente à Catedral têm até as 9h para retirar o veículo. Quem estacionou em local irregular terá o automóvel guinchado. Motoristas que estacionaram em vaga regular só poderão pegar o carro no domingo à noite.
O governo do Distrito Federal determinou que a área em frente ao Congresso Nacional fique isolada e restrita apenas a policiais, bombeiros e militares da Força Nacional.
Esquema de segurança
O governo do Distrito Federal decidiu reformular parte do esquema de segurança e liberar o uso de bonecos infláveis por parte dos manifestantes durante a votação do impeachment neste final de semana. Também foi acordado que os grupos que tiverem os interesses atendidos no processo poderão desfilar com trio elétrico pela Esplanada dos Ministérios, mas somente depois da dispersão dos movimentos opostos. O aumento no número de carros de som está em discussão.
A decisão foi tomada na tarde de terça-feira (12), depois de discussão entre representantes da Secretaria de Segurança Pública e membros de diversas entidades, como Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Movimento Brasil Livre (MBL), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Resistência Popular, Vem Pra Rua e União Nacional dos Estudantes (UNE).
Você precisa estar logado para postar um comentário Login