Notícias Recentes
Bombeiros usam cães para buscar vítima de desabamento de igreja
Bombeiros buscam na manhã desta quinta-feira (16) a última vítima do desabamento de uma igreja evangélica, em Diadema, na Grande São Paulo. Cães foram utilizados para encontrar uma mulher de 54 anos. Imagens mostram o momento do desabamento na tarde desta quarta-feira (15).
Os bombeiros mudaram a tática e passaram a trabalhar em silêncio absoluto e colocaram os cães do canil da corporação no local do acidente. As buscas já duram 18 horas.
“Nós retiramos todos os bombeiros do local para que os cães pudessem tentar farejar alguma coisa e balizar de alguma forma diferente ou confirmar o local que estamos procurando”, afirmou o tenente Rafael Freitas, do Corpo de Bombeiros.
Ao todo, três cachorros da raça pastor belga de Malinois trabalharam em esquema de revezamento.
De acordo com os bombeiros, a maior dificuldade encontrada nas buscas foi a retirada dos escombros. Depois, os cães foram retirados e uma retroescavadeira entrou no terreno.
Desde o desabamento, não foi feito nenhum contato visual ou verbal com a possível vítima e os bombeiros trabalham baseados em informações relatadas por testemunhas que teriam visto Vanda Maria Martins, de 54 anos, no local.
“Nós trabalhamos com essa esperança de que haja uma célula de sobrevivência [um bolsão de ar] aonde ela consiga estar respirando com vida”.
Cinquenta homens da corporação trabalham no local. Eles se revezam em 4 equipes.
A Polícia Civil aguarda a liberação do local do desabamento pelo Corpo de Bombeiros para acionar os peritos para investigar as causas do acidente.
“Estamos aguardando localização da vítima que estaria sob os escombros. Nós estamos aguardando a liberação da área para acionar a perícia para sabermos as causas do acidente. Posteriormente, nós vamos buscar quem seriam os responsáveis pela obra”, afirmou o delegado Miguel Ferreira da Silva, titular do 4 DP do município.
As primeiras testemunhas devem ser ouvidas entre hoje e amanhã.
Resgate
Segundo os bombeiros, uma das vítimas resgatadas nesta madrugada, um homem de 23 anos, foi levada para o Hospital das Clínicas pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar. A outra, um homem de 44 anos, foi encaminhada para o Hospital Mário Covas. Os nomes deles são Anderson Peres Tiago e Ezequiel Matias, respectivamente. Ambos estão em estado grave, mas segundo os bombeiros eles foram levados com consciência para os hospitais.
Mais cedo, outras quatro pessoas foram socorridas: três crianças e um adulto. Algumas receberam ajuda de vizinhos logo após o acidente e duas, dos bombeiros (sendo que uma delas, uma criança, foi levada ao pronto-socorro do Hospital Estadual de Diadema).
Segundo o tenente-coronel dos Bombeiros Nauheimer, os fiéis que se feriram participavam de um culto de libertação quando o teto despencou.
A prefeitura de Diadema diz que o prédio da Assembléia de Deus estava em reforma e não tinha alvará para a obra. Segundo comunicado da administração municipal, “a Secretaria de Habitação notificou o espaço em 13 de junho e solicitou apresentação de alvará de aprovação e execução da obra. A orientação foi paralisar a obra até a apresentação dos documentos”.
O advogado da Assembleia de Deus, Kaique Nicolau de Lima, afirmou que a obra estava parada “há mais de 15 dias”. “É uma igreja antiga, com mais de 60 anos. A documentação estava sendo agilizada junto à Prefeitura”, disse.
Ao todo, 20 veículos da corporação, com 70 profissionais ao todo, atendiam a ocorrência. Eles recebiam apoio da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Você precisa estar logado para postar um comentário Login