O Detran multou 81 motoristas embriagados entre quinta-feira (30) e a noite deste domingo (3) em blitze no Distrito Federal. Nove deles acabaram presos porque, no bafômetro, apresentaram índice de álcool maior do que o nível para ser considerado crime.
Os agentes flagararam 19 motoristas dirigindo sem habilitação e nove com carteira vencida. Nesse período, 175 veículos foram apreendidos.
Multa por embriaguez
A multa por dirigir embriagado é de R$ 1.915, e a infração ainda tem como pena a perda de sete pontos na carteira de habilitação.
O motorista também deixa de poder dirigir por um ano, mas a proibição só passa a valer quando não couber mais recurso. Quando o condutor apresenta mais de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no bafômetro, a infração passa a ser crime, passível de prisão.
Motoristas presos por embriaguez deixam a prisão após pagar fiança, que é arbitrada pelo delegado com base no Código de Processo Penal. O valor pode ir de um a cem salários mínimos (até R$ 88 mil).
Dependendo da situação econômica do preso, pode ser aumentado em até mil vezes. Para estabelecer o montante, são levados em conta critérios como natureza da infração e antecedentes do envolvido.
Quase metade (49%) dos 844 motoristas do Distrito Federal presos em flagrante entre janeiro e maio deste ano por dirigirem alcoolizados eram reincidentes, de acordo com dados da Polícia Civil levantados.
Nesse período, 130 condutores que causaram acidentes fatais foram indiciados por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e um por dolo eventual (por aceitar o risco de dirigir sob efeito da bebida).
Você precisa estar logado para postar um comentário Login