O Detran do Distrito Federal vai oferecer, a partir de 7 de novembro, um curso de formação para condutores de motocicletas de até 50 cilindradas, conhecidas como “cinquentinhas”. A iniciativa, que concede a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e segue recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visa à diminuição dos índices de acidentes envolvendo motocicletas no DF.
Segundo o órgão, a medida serve também à melhoria da formação dos condutores de mototocicletas em todo o país. Na primeira etapa do curso, os alunos terão 20 horas de aulas teóricas sobre a legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e convívio socioambiental no trânsito. Na última, os candidatos a condutor farão 10 horas de aulas práticas. A frequência exigida dos alunos é de, no mínimo, 90% em cada módulo.
O Detran informou que a exigência da formação de condutores de motocicletas de até 50 cilindradas existe desde 2004, quando foi publicada uma resolução do Contran. A partir de 1º de novembro, os condutores que forem flagrados em ciclomotores sem a habilitação serão multados.
O órgão afirma que a procura pelo documento, no entanto, não era grande, uma vez que a Carteira Nacional de Habilitação de categoria A, para motocicletas de modo geral, já permitia a condução de ciclomotores.
O Detran pretende facilitar a obtenção da ACC e aumentar o interesse da população, com o intuito de reduzir o número de acidentes por meio da melhoria da capacitação dos condutores. Segundo o órgão, o processo vai se tornar mais “simples e rápido”.
Segundo levantamento do Detran, o número de acidentes fatais no Distrito Federal envolvendo motociclistas aumentou 36% entre 2005 e 2015. Em 2016, o órgão registrou 64 mortes de condutores de motos nas rodovias do DF. O índice equivale a 74,4% do total de ocorrências em todo o ano passado. No mesmo período, o Detran registrou 83 acidentes envolvendo motos no Distrito Federal. A estatística considera motos veículos como motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores.
Exigências
Os candidatos precisam ter 18 anos completos e realizar exames médicos e psicotécnicos em clínica credenciada pelo Detran. É preciso apresentar um documento oficial com foto e uma cópia, além dos originais e cópias do CPF e comprovante de quitação de débitos junto à Receita Federal. Um comprovante de residência e duas fotos 3×4 também são exigidos.
O curso será oferecido na Escola Pública de Trânsito, localizada na 06/906 Sul e os alunos precisam apresentar o processo de abertura para obtenção de ACC e comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 115. O custo das aulas práticas não está previsto neste valor.
Mais informações podem ser encontradas pelo telefone 154, na Central de Atendimento ao Cidadão do Detran do Distrito Federal.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login