O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encheu a Casa Branca de estrelas na noite desta terça-feira para sua última cerimônia de entrega da Medalha da Liberdade, na qual homenageou os atores Robert de Niro, Robert Redford e Tom Hanks; o cantor Bruce Springsteen e a lenda do basquete Michael Jordan, entre outros. Obama reuniu 21 pessoas para entregar a elas a maior honra que pode ser concedida a um civil nos EUA, e se tornou com esse último ato o presidente americano que mais entregou a Medalha da Liberdade, com pelo menos 114 homenagens.
“Todo mundo neste palco conseguiu me comover pessoalmente de uma forma muito poderosa, de formas que provavelmente não podem ser imaginadas. Me ajudaram a ser quem sou”, disse Obama ao concluir a cerimônia na Ala Leste da Casa Branca. Entre os homenageados estiveram também a cantora Diana Ross, os filantropos Bill e Melinda Gates, o arquiteto Frank Gehry, o ex-jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar, a atriz Cicely Tyson e o reitor do Miami Dade College (MDC), Eduardo Padrón.
“São americanos extraordinários que nos inspiraram, nos uniram e nos empurraram rumo ao progresso. São inovadores e artistas, servidores públicos, atletas ou conhecidos atores como o que apareceu em ‘Space Jam’”, brincou Obama em referência à aparição de Michael Jordan no filme de 1996. Como outros presidentes americanos, Obama quis que seus ideais sobre o país se refletissem nos homenageados com a Medalha da Liberdade, e entregou esse prêmio a mais membros de minorias (44) e mais mulheres (41) que seus antecessores, segundo uma apuração do jornal The Washington Post.
Tietagem — Obama destacou as qualidades dos homenageados um por um, mas não se conteve ao falar do melhor jogador da história da NBA; disse que “há uma razão pela qual as pessoas utilizam a expressão ‘você é o Michael Jordan de alguma coisa’”, porque personifica “o que significa ser realmente bom em algo”. Obama, que é praticante e fã de basquete, estava visivelmente feliz de estar do lado de seu ídolo. Obama, que iniciou sua carreira política em Chicago, é torcedor do time de basquete da cidade, os Bulls — time que Jordan levou a seis títulos da NBA.
Alguns dos homenageados na Casa Branca também se mostraram críticos com o sucessor de Obama, o republicano Donald Trump, entre eles Springsteen, De Niro e Abdul-Jabbar.
(Com agência EFE)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login