Notícias Recentes
PF faz operação contra contrabando de cigarros do Paraguai
Policiais cumprem mandados de prisão e busca e apreensão em São Paulo e no Paraná.
A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (28) uma operação contra o contrabando de cigarros para o Brasil. A Operação Revanche acontece nos estados de São Paulo e do Paraná.
Ainda durante a madrugada, equipes deixaram a sede da Polícia Federal na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, para cumprir 15 mandados de prisão temporária ou preventiva e 26 de busca e apreensão.
O inquérito policial se iniciou em março de 2014 e aponta que os investigados distribuíam diariamente cerca de 800 mil maços de cigarros de marcas paraguaias, cuja importação é proibida, faturando cerca de R$ 1 milhão por dia. Para isso, o grupo mantinha uma estrutura empresarial voltada à compra, venda, guarda e distribuição de cigarros e corrompia servidores públicos encarregados pela repressão, segundo a Polícia Federal.
Entre os detidos nesta quarta está Roberto Eleutério da Silva, vulgo Lobão, que é considerado o chefe da quadrilha. De acordo com a PF, era ele quem comandava a logística do contrabando, desde a compra dos cigarros no Paraguai até a distribuição dos carregamentos para comércios de São Paulo e do Paraná.
Há indícios de que a organização movimentou cerca de R$ 500 milhões por meio de laranjas e empresas de fachada. Os bens dos envolvidos foram bloqueados pela Justiça Federal.
Um dos mandados de buscas e apreensão foi cumprido no 5º Distrito Policial da capital paulista, na Liberdade. A Polícia Federal ainda não divulgou o que foi recolhido na delegacia, mas adiantou que nenhum dos mandados de prisão era contra policiais.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes e contrabando, corrupção passiva e organização criminosa, cujas penas variam de 1 a 8 anos de prisão.
Mais detalhes da operação deverão ser divulgados ao longo desta quarta pela Polícia Federal.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login