Conecte Conosco

Notícias Recentes

Redução nos reservatórios é a mais lenta dos últimos anos, diz Rollemberg

Publicado

em

Governador visitou as obras de captação emergencial de águas do Lago Paranoá. Também afirmou que a obra vai contribuir para não aumentar dias de rodízio.

O governador Rodrigo Rollemberg disse nesta sexta-feira (7) que a redução do nível das barragens do Descoberto e de Santa Maria está menor que nos anos anteriores. Ele visitou no início da manhã as obras de captação emergencial de águas do Lago Paranoá. Até setembro, estará concluída a construção de uma estação de tratamento de água.

Durante a visita, questionado por jornalistas se haverá necessidade de ampliar o racionamento para dois dias, Rollemberg afirmou que o nível de água está sendo reduzido em um ritmo mais lento que nos anos anteriores.

“O que a gente percebe é que a redução do nível de água das barragens está muito menor que nos anos anteriores. Nós esperamos que, com a estação do Bananal e a estação de tratamento do Lago Paranoá que, juntas, vão injetar mais 1,4 mil litros por segundo, não haja necessidade de dois dias de rodízio. Mas vamos avaliando a cada dia e esperando que a temporada de chuvas possa chegar mais cedo.”

O presidente da Caesb e o governador em visita ao canteiro de obras (Foto: Bianca Marinho/G1)

O presidente da Caesb e o governador em visita ao canteiro de obras

O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, também esteve na obra. Segundo ele, a redução da velocidade com que o nível das barragens tem caído é a menor principalmente se comparado com os últimos três anos.

“A gente tem observado essa redução na taxa de decaimento do nível das barragens comparado principalmente com os últimos três anos. A gente chegou a captar aí 4,8 mil a 5 mil litros por segundo, e hoje estamos captando 3,7 mil.”

“Tanto o racionamento quanto o apoio da população tem sido fundamental. Outra coisa é ressaltar a participação da agricultura, está ajudando bastante. Chega mais água pelo córrego, tem gente tirando menos. Por isso não está descendo na velocidade que desceu no ano anterior.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados