Conecte Conosco

Notícias Recentes

Setembro em SP começa sem previsão de chuva e com grande variação de temperatura, diz CGE

Publicado

em

Máximas podem chegar a 32ºC na próxima terça-feira (5), mas mínimas devem continuar amenas, chegando aos 12ºC.

Mulher tira foto de ipê no Parque Ibirapuera em tarde com sol no primeiro dia de setembro (Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Mulher tira foto de ipê no Parque Ibirapuera em tarde com sol no primeiro dia de setembro (Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Depois de registrar temperaturas de verão em pleno inverno em agosto, o início do mês de setembro na cidade de São Paulo deve ser seco e com grandes variações na temperatura, com as máximas chegando a 32ºC e a mínimas caindo para a casa dos 12ºC nos próximos dias, de acordo com meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A média histórica para o mês é de 15ºC a 25ºC, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE).

No primeiro sábado do mês, a máxima deve chegar a 26ºC e a mínima, 16ºC. Já no domingo (3), a máxima sobe para 26ºC e a mínima cai para 12ºC. Na segunda-feira (4), a máxima chega a 31ºC e a mínima será de 14ºC.

Na terça-feira (5), a máxima prevista é de 32ºC e a mínima, 16ºC. O sol deve aparecer ao longo de todo o final de semana. Na segunda, o tempo volta a ficar nublado. O percentual de umidade diminuirá, reduzindo a possibilidade de chuva. Com isso, o tempo ficará mais seco.

Essa secura é normal para o mês de setembro por conta da aproximação com o início da Primavera, que chega no dia 22, de acordo com Adilson Nazário, meteorologista do CGE. Entre sábado e domingo, o percentual de umidade deve variar entre 35% e 45% na Capital. Para a primeira quinzena do mês, a umidade deve continuar baixa e não há previsão de chuva.

A série histórica do mês mostra uma grande variação nesse percentual, que tem impacto direto nas temperaturas. Quanto menor o percentual de umidade, mais seco o tempo deve ficar, elevando a temperatura. “Em 2016, foram registrados 18,4 milímetros de chuva. Em 2015, esse percentual diminuiu para 15,6. Em 2011, choveu apenas 1,2 milímetro. Isso mostra como essa época do ano é instável”, explica Nazário.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados