/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/U/u/yrO1kFTLW54r2FdDtBOw/toldos-rasgados.jpg)
Toldo de barraca na Feira da Torre de TV, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)
Os feirantes da Torre de TV, no centro de Brasília, têm até a próxima segunda-feira (25) para retirar os toldos que protegem os estandes do sol e da chuva por determinação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). A ação baseia-se na descaracterização do projeto original da feira e reponde a uma recomendação do Ministério Público do DF.
“Há mais de um mês a Agefis vem atuando no local, orientando os feirantes sobre a necessidade de observar a legislação, aplicando as advertências cabíveis e coibindo as irregularidades que exigem ação imediata”, informou a Agefis por meio de nota.
Os toldos foram instalados pelos próprios feirantes para garantir a sombra e o abrigo da chuva que o projeto original não previu. A cobertura das bancas, segundo o projeto arquitetônico inaugurado em 2011, tem um metro de comprimento – insuficiente para cobrir a calçada. O GDF disse que apenas atende à recomendação do MP e que, por isso, não tem projeto para substituir as estruturas.

Feirantes da Torre de TV têm mais uma semana de prazo para tirar coberturas de bancas
Com cobertura, sem padrão
Como cada artesão teve que tirar dinheiro do próprio bolso, as estruturas têm formatos e cores diferentes. Na praça de alimentação, por exemplo, o toldo é de PVC. Já em algumas bancas, a cobertura é de lona. Segundo os feirantes, a média de custo foi de R$ 1,5 mil para cada.
Em razão da quebra do padrão estético da feira, o promotor responsável pela recomendação do MP, Dênio Augusto Moura, destacou que, por Brasília ser tombada e a feira estar no centro da cidade, era preciso ter “cuidado ainda maior quanto à concepção do projeto original”.
“Quando começaram a adaptar o projeto, cada um colocou um toldo de um modelo e cor. Alguns estão sem manutenção e isso começou a dar aspecto de área abandonada à feira.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/3/o/PBeF5DRpSEcRqYCHqgLA/toldo-torre-de-tv.jpg)
Toldo de barraca na Feira da Torre de TV, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)
Neste sentido, a ação da Agefis representa um passo adiante, porque visa a retomada do visual original. No entanto, sem uma solução do governo para a ampliação da cobertura, a retirada dos toldos pode ser um retrocesso na qualidade de trabalho e no bem-estar de quem frequenta a feira.
à TV Globo que a administração do Plano Piloto “tem orientado os feirantes para atender às recomendações do Ministério Público” e que “o governo trabalha para implantar um projeto de cobertura viável”.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login