Decorações de Natal em shoppings, quadras residenciais e comerciais do Distrito Federal começam a ser vistoriadas nesta terça-feira (28) pela Defesa Civil como prevenção a choques e incêndios. A intenção é evitar que, durantes as festas de fim de ano, ocorram acidentes com as instalações elétricas e enfeites natalinos.
Apelidada de “São Nicolau” – em referência ao santo celebrado em dezembro –, a operação vai fiscalizar cerca de 50 pontos até dia 16 de dezembro, segundo o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra. A ação vai começar pelos estabelecimentos que costumam montar decorações extensas, como os shoppings.
Os donos ou responsáveis pelos enfeites serão orientados pela equipe de vistoria da Defesa em sobre os cuidados que devem ser tomados quanto ao uso de fontes elétricas e à exposição à chuva, por exemplo. Os estabelecimentos que forem identificados com irregularidades terão cinco dias úteis para fazer as alterações necessárias.
Previna-se
Para quem for decorar a casa, a Defesa Civil recomenda ficar atento à existência do certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos produtos, como enfeites de luzes. Também é importante guardar a nota fiscal de todas as compras. Veja lista de recomendações do governo:
- Não deixe a árvore de natal próxima a cortinas, sofás e guarda roupas – todos estes são materiais que pegam fogo com facilidade
- Antes de instalar o pisca-pisca, cheque se a luminária está em boas condições e se há fios desencapados
- Desligue o pisca-pisca quando sair de casa ou for dormir
- Prefira lâmpadas que não esquentam, como as de LED
- Evite deixar que as crianças toquem nas decorações por risco de choque
Em casos de acidentes, a orientação da Defesa Civil é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e isolar o local. “Não retire objetos, é perigoso. Tenha calma e aguarde o socorro”, explicou Bezerra.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login