Conecte Conosco

Notícias Recentes

Em carta a governadores, Jungmann cobra dados sobre segurança e fala em bloqueio de verbas

Publicado

em

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, alertou para o risco de bloqueio nos repasses de recursos federais para os Estados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em carta enviada a governadores nesta segunda-feira (23), o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, alertou para o risco de bloqueio nos repasses de recursos federais para os Estados por conta de atraso no fornecimento de dados sobre criminalidade.

O único Estado a não ser afetado por um eventual bloqueio de repasses é o Rio de Janeiro, por estar sob intervenção federal na segurança. Mas o governador Luiz Fernando Pezão também recebeu a carta.

De acordo com a lei, os Estados devem enviar periodicamente informações ao Sinesp (Sistema Nacional de Segurança Pública), criado em 2012, e que reúne dados sobre segurança, sistema prisional, execução penal e drogas.

Aqueles que não fornecem as informações ao Sistema ficam impedidos de receber recursos e firmar convênios com o Governo federal voltados ao setor de Segurança.

Na carta, Raul Jungmann pede que os governadores enviem os dados referentes a 2016 e 2017 até 23 de maio. Ele afirmou que, sem os dados, não é possível planejar e executar ações e programas por meio do repasse de recursos.

Ele lembrou ainda que os Estados que não atualizarem os dados não poderão firmar convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, até mesmo aqueles que tenham como origem de seus recursos emendas parlamentares, individuais ou de bancada. Ao fim da carta, o ministro lembrou que os bloqueios de recursos atingem também os recursos do Fundo Penitenciário.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados