Na tentativa de estimular doações de sangue ao Hemocentro do Distrito Federal, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) criou uma espécie de “gincana solidária” entre servidores da unidade de saúde. Vence a competição quem captar o maior número de doadores. O prazo para participar é até 30 de junho.
Como reconhecimento, os três primeiros colocados receberão uma homenagem especial do “banco de sangue” do HUB. Os detalhes ainda não foram divulgados. No regulamento, a premiação está prevista para julho.
“A proposta é conscientizar sobre a questão cultural da doação altruísta e solidária, em que as pessoas doam sem receber nada em troca”, afirma a enfermeira do HUB Taciana Arantes.
Como participar
Para participar, os interessados têm que agendar um horário para atendimento na Fundação Hemocentro pelo telefone 160 (opção 2). No dia da coleta, é preciso informar que a doação é voltada ao hospital universitário.
Ao final, o comprovante da doação deve ser entregue na Agência Transfusional – o nome oficial do banco de sangue do HUB.
Em troca, o “competidor” vai receber uma “gota de papel”, assinada e carimbada pela unidade, que confirma a participação na gincana. Os comprovantes dos amigos e familiares também devem ser entregues na agência. Cada comprovante equivale a uma doação.
Requisitos
Para doar sangue, o candidato precisa atender a uma série de pré-requisitos. Entre eles, estão peso mínimo de 50 kg, idade mínima de 16 anos e “bom estado de saúde”. Na véspera da retirada, o doador deve se alimentar normalmente, evitando alimentos gordurosos.
Nas 12 horas anteriores à doação, a pessoa não pode ingerir bebida alcoólica ou praticar atividade física intensa. Duas horas antes, o cigarro também é proibido. A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde.
O hemocentro fica no Setor Médico-Hospitalar Norte (SMHN), quadra 3, conjunto A, na Asa Norte. O órgão funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e a doação pode ser agendada pelo telefone 160, opção 2. Informações sobre a doação podem ser consultadas no site da instituição.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login