Conecte Conosco

Notícias Recentes

Preço da gasolina no DF vai cair quando houver reabastecimento de álcool anidro, diz governo

Publicado

em

Carência da substância permitiu que postos vendessem gasolina ‘mais pura’. Expectativa é de redução até quarta (30).

O preço do litro da gasolina em Brasília, que aumentou até R$ 0,20devido à paralisação dos caminhoneiros, deve cair nesta quarta-feira (30), segundo o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio. Ele disse  que governo vai escoltar caminhões que garantam o reabastecimento de álcool anidro, substância misturada à gasolina para barateá-la (leia mais abaixo).

“Acreditamos que, a partir de hoje (terça), já teremos quantidade suficiente (de álcool anidro). Um aumento momentâneo será sentido, no mais tardar, até amanhã (quarta). Mas este é um fator pontual, existem outras variáveis que nós não controlamos”, disse Sampaio.

Sérgio Sampaio, secretário da Casa Civil do GDF (Foto: Letícia Carvalho/G1)

O governo do DF prometeu enviar, ainda nesta terça (29), comboios com forças de segurança para Betim (MG), onde este tipo de álcool é distribuído, para fazer a escolta de caminhões na volta para Brasília.

De acordo com Sampaio, a operação vai reunir as polícias Militar e a Rodoviária Federal, a Força Nacional e, “eventualmente”, o Exército.

Motoristas enfrentam fila para abastecer em posto de combustível na quadra 211 Norte, em Brasília, nesta quinta-feira (Foto: Bruno Spada/Tripé Imagem/Estadão Conteúdo)

Gasolina ‘pura’

A carência do álcool anidro tem forçado postos do Distrito Federal a vender gasolina “mais pura”, com percentual da substância abaixo da média. Isso é o que justifica a alta dos preços, segundo o Sindicato dos Donos de Postos de Combustível do DF (Sindicombustíveis).

Antes da paralisação, o percentual de álcool na mistura era de 27%. Após a greve, a quantidade foi reduzida para 18% pela primeira vez no DF. A mudança foi autorizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Caminhões de gasolina retidos no Setor de Inflamáveis do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

Volta à normalidade

A previsão do GDF para a normalização da oferta de combustíveis no Distrito Federal é até a próxima segunda-feira, 4 de junho, com a redistribuição de álcool anidro e a escolta diária de caminhões do Terminal de Abastecimento da Petrobras, no Setor de Inflamáveis.

Posto de gasolina em Uberaba (Foto: Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba)

Entre sábado (26) e segunda (28), a Polícia Militar escoltou 550 caminhões para reabastecer postos da capital. O governo fala em 10 milhões de litros de gasolina, diesel e etanol distribuídos. Mesmo assim, os postos continuam a formar filas porque a demanda reprimida é “muito maior”, segundo Sérgio Sampaio.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados