São Paulo – Se você já teve uma TV por muitos anos, ligada sempre no mesmo canal, provavelmente já notou que a tela fica com a marca do logotipo da emissora, mesmo quando você troca de canal. Isso acontece porque os pixels sofrem o que é chamado de burn-in, quando eles ficam com danos permanentes. Em um teste da Rtings, que avalia eletrônicos, as TVs Oled da LG, com até 30 mil horas de proteção contra o problema prometida pela marca, apresentaram burn-in após 4 mil horas, em 32 duas semanas de exibição de conteúdo.
Foram usadas seis TVs da sul-coreana, todas do mesmo modelo, chamado C7 Oled TV. Eles ficaram ligadas por cinco horas seguidas e eram desligadas por uma hora, uma rotina repetida quatro vezes ao dia. Ou seja, os aparelhos ficavam ligados 20 horas por dia, um teste mais agressivo do que a média prometida pela LG, que é de 8 horas por dia, por dez anos.
A maioria das TVs, cinco delas, tiveram o brilho limitado a 200 nits. A última foi ajustada com o máximo de brilho. Três das seis unidades tiveram problemas de burn-in. Duas delas, uma com brilho no máximo, exibiam programação da emissora CNN e tiveram problema na reprodução das cores vermelho e magenta. A terceira teve um problema mais leve de burn-in, deixando a marca de um logotipo do jogo Fifa 2018, usado no teste. Outras TVs avaliadas com o sinal de emissoras não tiveram problemas registrados até o momento–o teste ainda está em desenvolvimento.
De acordo com o site ZDNet, televisores Oled da LG, usados no aeroporto internacional de Incheon, na Coreia do Sul, apresentaram problemas de burn-in após poucos meses de uso.
Procurada, a LG não se pronunciou sobre o caso.
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