Conecte Conosco

Mundo

A história por trás do retrato que Putin supostamente presenteou Trump

Publicado

em

Em entrevista à CNN, Nikas Safronov, artista responsável pelo quadro, deu detalhes sobre a obra

A pintura foi apresentada pelo enviado de Trump, Steve Witkoff, que, em uma entrevista ao apresentador de podcast Tucker Carlson, a descreveu como “um belo retrato” feito por um “proeminente artista russo”. Trump, acrescentou, estava “claramente comovido”.

Mas o retrato em si não foi revelado publicamente.

Agora, o artista por trás da obra encomendada pelo Kremlin deu à CNN uma visão exclusiva do que ele afirma ser o retrato.

A pintura, que mostra Trump levantando o punho no palco após a tentativa de assassinato em seu comício em Butler, Pensilvânia, em julho de 2024, é obra de Nikas Safronov, um dos artistas mais famosos da Rússia.

A obra de arte encomendada pelo Kremlin a Nikas Safronov mostra Trump levantando o punho no palco após a tentativa frustrada de assassinato em seu comício em Butler, Pensilvânia, em julho de 2024. • Divulgação / Nikas Safronov

“Era importante para mim mostrar o sangue, a cicatriz e a coragem dele durante o ataque. Ele não desabou nem se assustou, mas levantou o braço para mostrar que é um só com a América e que retribuirá o que ela merece”

Nikas Safronov, em entrevista à CNN, em Moscou

Safronov conhece bem retratos de líderes mundiais, e pintou dezenas de figuras globais, incluindo o Papa Francisco, o presidente indiano, Narendra Modi, e o norte-coreano Kim Jong Un.

Para seu retrato de Trump, Safronov disse que foi “visitado por algumas pessoas que queriam que eu pintasse Trump do jeito que eu o vejo”.

Inicialmente, ele não sabia quem eram seus “visitantes”, acrescentou, explicando que, como um artista proeminente, “há clientes que não entram em detalhes”, mas ele suspeitava que fossem do Kremlin.

“Quando comecei o retrato, percebi que ele poderia aproximar nossos países e decidi não cobrar nada porque desconfiava do que essa pintura serviria”, disse o artista.

No entanto, ele afirma que o próprio Putin o contatou posteriormente, dizendo que o retrato lisonjeiro de Trump era um passo importante para melhorar o relacionamento da Rússia com os Estados Unidos.

O Kremlin não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O retrato que Safronov mostrou à CNN, que ele afirma que Putin deu a Trump é semelhante a uma pintura que agora está pendurada no Grande Foyer da Casa Branca depois que um retrato oficial do ex-presidente, Barack Obama, foi transferido de lá.

A imagem dramática de Trump levantando o punho direito, com o rosto respingado de sangue, se tornou um símbolo de força em sua campanha presidencial.

Este conteúdo foi criado originalmente emVer original

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados