Centro-Oeste
Abdi e Unb lançam kit para identificar metanol em bebidas
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresenta, nesta quinta-feira (18/12), às 15h30, no prédio da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), um dispositivo inovador que detecta rápida e economicamente a presença de metanol em bebidas alcoólicas.
O equipamento é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre a ABDI, a UnB e a Finatec, com investimento de R$ 382 mil.
A tecnologia emprega um método colorimétrico altamente sensível, que proporciona resultados ágeis e facilidade de uso, possibilitando sua aplicação por órgãos fiscalizadores, produtores e consumidores finais.
Embora ainda não esteja disponível para venda em grande escala, o serviço de análise de bebidas já pode ser solicitado ao Laboratório de Bioprocessos, Materiais e Combustíveis da UnB. Quando lançado no mercado, o kit deve ter preço inferior a R$ 10 por unidade.
Paulo Suarez, professor do Instituto de Química da UnB, destaca que as pesquisas iniciaram em 2010 com foco na detecção de contaminação de metanol em etanol combustível. “Desde então, percebemos o potencial para análise de metanol em bebidas alcoólicas. Publicamos e patentearam o método, e agora adaptamos a tecnologia para um kit portátil que permite ao consumidor testar sua bebida em qualquer lugar”, explica.
O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, participou do evento junto a representantes da UnB e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). “Fomentar inovação e tecnologia é oferecer soluções para a indústria e a sociedade. Este kit, financiado diretamente pela ABDI, é um exemplo claro disso, aumentando a segurança dos consumidores, da cadeia produtiva e fortalecendo a saúde pública”, ressaltou.
Além do dispositivo de teste, o acordo prevê estudos de formulação e aprimoramento dos reagentes, testes comparativos, produção de lote piloto, elaboração de manual de instruções simplificado, registro de patente e avaliação de mercado.
Casos de intoxicação e fatalidades
Entre 26 de setembro e 5 de dezembro deste ano, foram reportados 890 casos relacionados à intoxicação por metanol, sendo 73 confirmados, 29 em investigação e 788 descartados por falta de evidências da presença da substância.
Somente no estado de São Paulo, onde houve maior incidência, foram contabilizados seis óbitos decorrentes da intoxicação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login