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Economia

Ações da criadora de Baby Shark sobem até 60% na estreia na bolsa de Seul

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As ações da empresa sul-coreana responsável pelo sucesso Baby Shark, o vídeo mais assistido no YouTube, subiram até 60% na sua estreia na bolsa de valores de Seul nesta terça-feira (18).

Extremamente popular entre o público infantil, Baby Shark Dance acumula mais de 16 bilhões de visualizações na plataforma do Google, o que é quase o dobro do vídeo mais assistido em segundo lugar, Despacito.

O hit foi lançado quase uma década atrás pela The Pinkfong Company, uma companhia que possui diversas franquias de animação e conteúdo educativo para crianças.

Durante a manhã, as ações da empresa subiram cerca de 17% em relação ao preço inicial de 38.000 wons (aproximadamente R$ 138,26), após terem experimentado uma alta de mais de 60% durante o pregão.

Criada em 2010, a The Pinkfong Company obtém grande parte de sua renda através da venda de conteúdo digital e apresentações ao vivo. Baby Shark, uma música que apresenta uma família de tubarões com uma melodia contagiante, é um dos maiores sucessos da companhia.

Em 2024, a empresa alcançou receitas de 97,4 bilhões de wons (aproximadamente R$ 354,3 milhões), um crescimento de 11%, e lucro operacional de 18,8 bilhões de wons (cerca de R$ 68,4 milhões), quase quatro vezes maior que o ano anterior.

A Coreia do Sul continua a ser um destaque na cultura pop mundial, sendo o berço da banda de K-pop BTS e de recentes séries de sucesso na Netflix, como Round 6 (Squid Game) e As Guerreiras do K-pop.

Negócios da Pinkfong

Aproveitando a popularidade de Baby Shark, o vídeo mais visto da história do YouTube, a empresa abriu seu capital para expandir seus negócios além do conteúdo infantil e estabelecer-se como uma companhia de mídia completa, capaz de criar novos grandes sucessos. Essa movimentação ocorre em um momento de crescimento global do entretenimento coreano, impulsionado por grupos de K-pop como BlackPink e BTS.

Segundo Kim Dojoon, diretor de investimentos da Zian Investment Management, investidores na Pinkfong estão apostando em grandes ganhos, comparando a trajetória da empresa com a da SAMG Entertainment Co., que triplicou seu valor em 2024 graças ao sucesso da série animada Catch! Teenieping.

De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa responsável por essa música amplamente conhecida enfrenta desafios para monetizar sua publicação devido às restrições em publicidade para conteúdos infantis, motivo pelo qual buscou levantar fundos para expansão.

O catálogo da Pinkfong inclui personagens como seu mascote raposa, Baby Shark, Bebefinn e Sealook. Vários desses personagens têm patentes, o que ajuda a diminuir a dependência da empresa em relação ao Baby Shark para gerar receita. O CEO Kim Min-seok revelou que a franquia Bebefinn já superou Baby Shark em receita de conteúdo.

O modelo de negócio da companhia se baseia na criação de vídeos curtos e envolventes para YouTube, plataformas de streaming, TV e aplicativos móveis. Quando essas músicas ganham popularidade, a Pinkfong as monetiza através de publicidade, royalties de streaming, licenciamento e produtos oficiais, além de shows ao vivo, jogos e programas de maior duração.

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