As ações da Eletrobras dispararam na Bolsa de Valores um dia após o anúncio de que o governo vai propor a privatização da estatal. Os papéis ordinários da companhia (com direito a voto) subiam 45,49% por volta das 15h15, a 20,65 reais, liderando as altas no pregão. As ações preferenciais tinham alta de 29,39%, a 23,07 reais, no mesmo horário.
O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa, avançava 2,12%, aos 70.092 pontos. As duas ações da Eletrobras fazem parte do conjunto de ações que define o índice da bolsa.
No mercado de câmbio, o dólar comercial operava em queda de 0,19%, cotado a 3,1613 reais na venda.
Na última segunda-feira, o Ministério de Minas e Energia divulgou comunicado, após o fechamento do pregão da bolsa de valores, de que o governo estuda privatizar a estatal. O objetivo é modernizar a gestão da empresa e reduzir ineficiências, que teriam gerado um prejuízo acumulado de 250 bilhões de reais, nas contas do ministério.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje que o governo ainsa está trabalhando na modelagem do processo de privatização da Eletrobras e fazendo avaliação sobre valores e modelagem. “Logo que tenhamos avaliações mais precisas faremos o anúncio completo”, afirmou.
Meirelles comentou ainda que o leilão de usinas da Cemig, previsto para setembro, “está marcado”. O TRF (Tribunal Regional Federal) suspendeu o leilão da Cemig.
Meirelles afirmou que a empresa mineira está tentando levantar recursos no BNDES e em outros bancos para tentar manter as usinas que serão devolvidas à União. “Vamos analisar a proposta da Cemig como a proposta de outras operadoras. Do nosso ponto de vista, o importante é que a proposta seja financeiramente viável e atenta os interesses da União”, informou o ministro.
(Com Estadão Conteúdo)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login