Mundo
Ações de fabricantes chineses de chips sobem após investigações contra EUA

As ações de empresas chinesas que produzem chips analógicos tiveram uma forte alta nas bolsas locais após o governo de Pequim iniciar investigações contra o setor de semicondutores dos Estados Unidos, criando expectativas de que as empresas nacionais ampliem sua participação no mercado.
Na segunda-feira (15), as ações da SG Micro, uma empresa de chips analógicos baseada em Pequim, atingiram o limite máximo permitido de valorização diária de 20% na bolsa de Shenzhen.
Outra fabricante chinesa, a 3Peak, registrou um aumento de 9,68% na bolsa de Xangai. A OmniVision Integrated Circuits Group teve valorização de 1,88%, enquanto a Suzhou Novosense Microelectronics subiu 10,79%.
Apesar dessas altas expressivas no segmento de chips analógicos, o mercado amplo de semicondutores apresentou desempenho misto na segunda-feira. A SMIC, maior fabricante de semicondutores da China, teve alta de 0,40% em Hong Kong, enquanto a Cambricon Technologies, especializada em chips para inteligência artificial, caiu 3,23% em Xangai.
No sábado anterior, a China anunciou a abertura de duas investigações sobre o setor de semicondutores dos Estados Unidos: uma relacionada a suposto dumping de chips analógicos americanos e outra sobre possíveis práticas discriminatórias contra a indústria chinesa.
De acordo com analistas do Citi, essas investigações beneficiam as fabricantes chinesas de chips analógicos. Atualmente, a participação doméstica neste mercado é baixa, representando apenas entre 10% e 15% da receita total das empresas locais. Com o empenho do governo de Pequim em fortalecer a produção interna, espera-se que as empresas chinesas ganhem maior fatia no mercado nos próximos anos.
O Citi colocou as empresas OmniVision e SG Micro em observação positiva para os próximos 90 dias, ressaltando a possibilidade de a China impor tarifas a chips analógicos americanos ou restringir o uso de componentes dos EUA.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login