Conecte Conosco

Economia

Adepe completa 60 anos e apresenta Invest Pernambuco

Publicado

em

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) comemorou nesta segunda-feira (15) seis décadas de trabalho, em um evento realizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. Durante a celebração, foi lançada a plataforma Invest Pernambuco, voltada para atração de investimentos e que coloca o estado na linha de frente do desenvolvimento sustentável.

Segundo a governadora Raquel Lyra, a trajetória da Adepe é marcada pela captação de empresas, negócios e investimentos, pela oferta de incentivos econômicos e pelo reconhecimento dos potenciais locais de cada município.

“Hoje celebramos os 60 anos da Adepe, uma data significativa para a história da agência e para a economia pernambucana. O progresso de Pernambuco está ligado a essa caminhada, que envolve a consolidação da Adepe, a implantação do Porto de Suape e o olhar estratégico para as riquezas regionais e o progresso de todas as nossas áreas”, destacou a governadora.

Para a diretora-presidente da Adepe, Ana Luiza Ferreira, a agência tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado.

“Celebramos uma história importante de crescimento econômico em Pernambuco. Com seis décadas, a Adepe esteve presente em todos os momentos-chave do desenvolvimento recente do estado. Aproveitamos essa ocasião especial para lançar a Invest Pernambuco, o novo programa para atração de investimentos do estado”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, ressaltou que inúmeras iniciativas importantes para o desenvolvimento econômico e cultural do estado surgiram no ambiente da Adepe, entre elas o Porto de Suape e a Fenearte, além de um fundo de investimento em capital de risco, focado em empresas do Porto Digital, criado há mais de 20 anos.

“É uma alegria enorme ser o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e ter sido presidente da Adepe há mais de vinte anos. Ver o avanço da Adepe e suas conquistas traz um enorme orgulho”, finalizou.

Invest Pernambuco

Com o lema “Tudo acontece quando a gente investe”, a nova plataforma para atração de investimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec-PE), já está começando a se consolidar.

O projeto inclui a contratação de agentes especializados em inovação e sustentabilidade para as 12 regiões de desenvolvimento do estado, além de uma consultoria especializada na China para fortalecer as ações da Invest Pernambuco. Inicialmente, foi realizado um mapeamento dos potenciais de cada região estadual em conexão com as grandes tendências globais.

A plataforma tem atuação internacional, com um suporte na China para atrair investimentos e ajudar os empresários pernambucanos diretamente. A partir de janeiro de 2026, um consultor chinês estará dedicado a monitorar oportunidades, facilitar negociações e reforçar relacionamentos no mercado asiático. No Brasil, a atuação também será ampliada em São Paulo, onde a Adepe conta com um escritório que receberá reforço com a Invest Pernambuco.

Ana Luiza Ferreira destacou que o foco do programa vai além dos índices econômicos tradicionais, enfatizando a importância de entender como os resultados impactam efetivamente os territórios e a vida da população.

Ela ressaltou que Pernambuco teve, no último ano, o maior crescimento do PIB em 15 anos, a menor taxa de desemprego em uma década e uma redução de 29% nas hospitalizações por desnutrição, conforme dados do Ministério da Saúde.

“A Invest Pernambuco prioriza a economia para quem mais precisa, sendo um esforço do governo do estado para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento econômico com foco nas pessoas”, concluiu a diretora-presidente.

Rede de Agentes

Com o lançamento da Invest Pernambuco, a Adepe também apresentou a Rede de Agentes de Inovação e Sustentabilidade do estado, uma estratégia para interiorizar o desenvolvimento frente aos desafios do novo cenário econômico. Desenvolvida em parceria com a Aponti, a iniciativa busca mapear oportunidades regionais, identificar cadeias produtivas que promovam sustentabilidade e apoiar projetos de inovação, empreendedorismo e transição energética.

Os agentes vão focar na atração de investimentos que incentivem um crescimento mais verde, inclusivo e sustentável, fortalecendo a presença institucional da Adepe. A Rede também atuará como um elo entre os setores público, privado e acadêmico, promovendo visitas técnicas, capacitações e ações que ampliem a competitividade regional.

“O diferencial de Pernambuco é promover um desenvolvimento integrado, alinhando vocações produtivas e sustentabilidade. Ao final do programa, será desenvolvido um Plano de Desenvolvimento Econômico específico para cada Região de Desenvolvimento, que guiará decisões, atraindo investimentos qualificados e preparando o estado para um novo ciclo de crescimento sustentável”, afirmou Ana Luiza Ferreira.

O evento reuniu secretários do governo, membros da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e outras autoridades.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados