Brasil
Adolescente usa uniforme nazista em festa no Rio Grande do Norte; polícia investiga
Um jovem, cuja idade não foi divulgada, usou um uniforme com símbolos nazistas neste último sábado (10), em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
O incidente ocorreu durante a celebração de formatura de uma turma de Medicina. O jovem era convidado de duas irmãs que estavam se formando.
As imagens rapidamente circularem nas redes sociais, onde o rapaz foi visto fazendo a saudação nazista com o braço direito erguido — um gesto associado a Adolf Hitler, líder do regime nazista alemão.
Em comunicado enviado à Inter TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Norte, a Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene) explicou que não foi responsável pela organização do evento, que ficou a cargo de uma equipe cerimonial.
A instituição repudiou o ato cometido pelo jovem, afirmando: “Essa manifestação é repugnante, desrespeita os valores democráticos, a dignidade humana e a memória das vítimas do nazismo, e é totalmente incompatível com os princípios éticos, humanísticos e acadêmicos que orientam nossa instituição”.
Os organizadores do cerimonial esclareceram à Inter TV que o adolescente chegou acompanhado dos pais e sem trajes inadequados, tendo trocado de roupa após o cerimonial para sessões de fotos pessoais, sem o conhecimento da equipe.
A Master Produções e Eventos repudiou veementemente qualquer ato, símbolo ou manifestação relacionada ao nazismo ou ideologias de ódio, ressaltando que a apologia ao nazismo é crime no Brasil, e que não aceita ou tolera esse tipo de conduta em eventos sob sua responsabilidade.
O delegado titular da Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente (DEA) de Mossoró, Rafael Arraes, informou que uma investigação foi iniciada para apurar o caso. Segundo ele, diligências estão em andamento para identificar o jovem.
O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da 34ª Zona, em Mossoró, afirmou ao jornal O Globo que, por ser um possível ato infracional envolvendo menor de idade, as investigações cabem às autoridades policiais. A entidade também comunicou a 10ª Promotoria de Justiça do Rio Grande do Norte a respeito do ocorrido, solicitando providências.
No Brasil, a promoção do nazismo é considerada crime conforme a legislação vigente. A lei nº 7.716/1989 prevê punições para quem divulga, fabrica, comercializa ou distribui símbolos nazistas, com pena que pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login