Notícias Recentes
Aécio lidera PSDB e sugere apoio a Tarcísio para presidência em 2026
O deputado Aécio Neves (MG), agora presidente nacional do PSDB, declarou nesta quinta-feira, durante o evento em que assumiu a liderança do partido, que o PSDB pode apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele decida concorrer à presidência na próxima eleição.
Aécio destacou, porém, que esse apoio depende da candidatura de Tarcísio não ser vinculada exclusivamente ao ex-presidente Bolsonaro. A posição pode afastar outros concorrentes da direita que buscam o respaldo de partidos de centro para fortalecer suas candidaturas, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o ex-tucano Ciro Gomes (CE), que está considerando uma candidatura em 2026.
“Se Tarcísio for apenas o candidato do Bolsonaro, não teremos apoio”, afirmou o deputado, ressaltando que as negociações ainda estão em curso e o desfecho dependerá das próximas decisões do governador de São Paulo.
O evento que oficializou Aécio como presidente do PSDB contou com a participação de lideranças alinhadas ao Bolsonaro. O vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes, e o líder de Bolsonaro na Casa, Sóstenes Cavalcante (ambos PL-RJ), discursaram ao lado de Aécio, reforçando o respeito mútuo e criticando diretamente o PT.
“Aprendi a fazer oposição observando o PSDB combater os petistas, sempre admirei o ex-presidente Fernando Henrique e as posições do partido”, declarou Sóstenes Cavalcante, recebendo aplausos de Aécio.
Como líder do PSDB, Aécio também criticou a administração petista e afirmou que foi tratado injustamente durante a Operação Lava-Jato. Ele reforçou a meta de eleger 30 deputados federais e reposicionar o PSDB no cenário político para 2026.
“Eu e meus colegas fomos injustiçados nos últimos anos, mas permanecemos firmes no compromisso de combater os abusos das gestões do PT e de resistir aos extremos e à polarização que dominam o país”, declarou Aécio.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), presente no evento, afirmou que o fortalecimento do PSDB contribui para um debate mais saudável no Congresso. A presença de apoiadores do Bolsonaro, contudo, causou certo desconforto: após as falas de apoio dos bolsonaristas, um telão exibiu um vídeo institucional do PSDB destacando que o país estava cansado da polarização política. Durante a narração, imagens dos deputados Nikolas Ferreira e Eduardo Bolsonaro confrontando petistas foram exibidas, sem comentários dos presentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login