Mundo
Aeroflot cancela voos após ataque digital

A empresa aérea da Rússia, Aeroflot, teve que cancelar diversos voos na segunda-feira (28) devido a um ataque cibernético, segundo as autoridades. O ataque foi reivindicado por grupos de hackers da Ucrânia e de Belarus.
Nos últimos meses, a Rússia tem enfrentado frequentes interrupções em seu tráfego aéreo, principalmente causadas por ataques com drones ucranianos em resposta aos bombardeios russos contra a Ucrânia.
Contudo, este incidente representa a primeira grande paralisação causada diretamente por um ataque cibernético.
Devido a problemas nos sistemas eletrônicos, 42 voos foram cancelados nesta segunda, com muitos deles no aeroporto Sheremetievo em Moscou, que é a principal base da Aeroflot, conforme comunicado pela empresa.
O procurador-geral da Rússia está conduzindo uma investigação sobre a violação ilegal dos sistemas de informação, confirmando que Aeroflot foi alvo de um ataque digital.
Grupos hackers como o ucraniano Corvo Silencioso e o bielorrusso Partisanos Cibernéticos assumiram a autoria do ataque em um pronunciamento conjunto.
O governo russo descreveu o evento como uma situação preocupante.
Enquanto isso, a Ucrânia e seus parceiros ocidentais acusam a Rússia de realizar ataques cibernéticos contra sistemas informáticos de organizações públicas e privadas globalmente, o que é negado pelo governo de Moscou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login