Economia
Aeronautas fecham acordo com companhias aéreas e evitam greve
Representantes dos trabalhadores e das empresas do setor aéreo do Brasil chegaram a um acordo sobre a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos aeronautas para os anos 2025/2026, o que impediu uma paralisação na categoria. A mediação das negociações foi realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a supervisão do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) havia sinalizado a possibilidade de greve por parte dos pilotos e comissários devido a dificuldades nas conversas para renovar a CCT. Segundo o sindicato, as negociações iniciadas em setembro com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) estavam estagnadas porque as empresas insistiam em um reajuste salarial baseado apenas no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O Ministério de Portos e Aeroportos destacou que a aprovação da nova CCT demonstra o valor do diálogo nas negociações coletivas e elogiou o comprometimento de todos os envolvidos para encontrar uma solução justa, alinhada ao atual cenário de crescimento significativo da aviação nacional.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login