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Aeroporto de Brasília passa a oferecer ‘self-service’ para despachar bagagens
Ideia é agilizar atendimento; assim como o check-in, despacho poderá ser feito pelo próprio passageiro. Duas máquinas serão testadas para voos da Latam.
O Aeroporto Internacional de Brasília inaugurou, nesta segunda-feira (1º), dois totens de “autodespacho” de bagagens. Assim como já acontece com o check-in, a ideia é que os passageiros possam despachar, por conta própria, as bagagens dentro da franquia prevista.
De acordo com o consórcio Inframerica, que administra o terminal, as máquinas devem dar maior agilidade ao embarque dos passageiros. A tecnologia já é usada em países como Alemanha, Irlanda e Coreia do Sul.
No Brasil, o aeroporto Juscelino Kubitschek deve ser o segundo a adotar a tecnologia (veja abaixo). Nessa primeira fase, de testes, as duas máquinas foram instaladas na área de check-in da Latam.
Como funciona?
Segundo a Inframerica, nestes equipamentos, o próprio passageiro faz a identificação e a pesagem das malas. Para isso, é preciso ter o cartão de embarque em mãos – pode ser o das máquinas de check-in ou o do celular, por exemplo.
Com o documento em mãos, o viajante imprime as etiquetas, identifica a mala e faz a pesagem. Depois, escaneia o cartão de embarque (para “vincular” a bagagem ao passageiro). Daí, uma esteira leva as bolsas à área interna do aeroporto, onde funcionários fazem a distribuição para cada destino.
Por enquanto, o serviço vale apenas para bagagens convencionais – ou seja, que não ultrapassem o peso, nem as dimensões da franquia. A orientação é que os passageiros consultem essas regras com as companhias, para evitar qualquer tipo de transtorno.
Pranchas de surfe e instrumentos musicais maiores, por exemplo, não cabem nas esteiras da máquina e devem ser despachados no guichê. O mesmo vale para gaiolas de pets, malas de grande porte e itens frágeis.
Fase de testes
Nesta etapa de implementação, a Inframérica pretende testar a eficiência dos equipamentos, e diz, em nota, que estenderá o serviço às demais companhias aéreas.
“A tecnologia permite ao usuário menor permanência em filas, maior agilidade no embarque e maiores facilidades de deslocamento no ambiente do terceiro mais movimentado aeroporto brasileiro”.
O Aeroporto de Brasília possui 38 totens de autoatendimento de check-in. Eles são unificados – ou seja, podem ser usados para os voos de todas as companhias. Ambos os serviços estão disponíveis no piso de embarque do terminal aéreo.
Pelo Brasil
O primeiro serviço de autodespacho no Brasil foi inaugurado em agosto, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
Duas máquinas foram instaladas no terminal pela Gol – uma no espaço comum do aeroporto, e outra na conexão entre voos internacionais e domésticos.
A Infraero, empresa responsável pela administração dos aeroportos de Goiânia (GO), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR) e Belém (PA), promete implantar o mesmo sistema nesses cinco terminais. O anúncio vem sendo feito desde 2016, mas ainda não se concretizou.
Segundo a empresa pública, os planos foram adiados porque o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias questionou a ideia na Justiça. Até esta segunda, a medida estava suspensa por decisão liminar (provisória) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
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