Conecte Conosco

Economia

Aeroporto Santos Dumont fecha durante Cúpula do Brics e voos vão para Galeão

Publicado

em

A cidade do Rio de Janeiro está se organizando para sediar a Cúpula do Brics nesta semana, o que tem gerado uma série de modificações na rotina local. O evento, que reunirá líderes de mais de 20 países no domingo (6) e segunda-feira (7), acarretará o fechamento temporário do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, para pousos e decolagens nestas datas.

Os passageiros com voos programados para esse período deverão utilizar o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), localizado na Ilha do Governador. Conforme informado pela Infraero, essas mudanças são necessárias por motivos de segurança e logística.

Atualmente, o Santos Dumont atende voos para cidades como São Paulo e Brasília, além de outros destinos nacionais. As companhias aéreas já comunicaram aos passageiros afetados sobre a transferência, oferecendo opções de alteração de data ou reembolso sem custos.

Segundo a Infraero, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculada ao Comando da Aeronáutica, estabeleceu alterações temporárias no espaço aéreo brasileiro relacionando-se ao evento.

Assim, o Aeroporto Santos Dumont terá suas operações suspensas para voos comerciais e executivos nos dias 6 e 7 de julho, sendo que no segundo dia as restrições valem até às 18h.

Essa decisão foi tomada em conjunto com instituições envolvidas na organização, incluindo a Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pelo bloqueio das vias de acesso ao aeroporto, além da Casa Civil da Presidência da República, Secretaria de Aviação Civil, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Durante a Operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que terá início hoje e se estenderá até a próxima quarta-feira (9), haverá reforço na segurança nas proximidades do Aeroporto Galeão.

Em função dos deslocamentos das delegações diplomáticas, poderão ocorrer fechamentos temporários e sem aviso prévio em vias expressas da cidade, como a Linha Vermelha e a Avenida Brasil, que são acessos importantes ao aeroporto.

Com a proibição de pousos e decolagens no Santos Dumont nos dias da cúpula, as companhias aéreas transferirão os voos para o Galeão. Como alternativa, os passageiros podem aceitar a mudança, remarcar suas viagens ou cancelar com direito a reembolso, sempre atentos às comunicações oficiais das empresas.

Azul comunicou que, por determinação das autoridades, transferirá integralmente suas operações para o Galeão nesses dias, inclusive avisando seus clientes por e-mail, SMS e WhatsApp para acompanharem as atualizações em seu site e aplicativo.

Latam informou que 116 voos inicialmente previstos para o Santos Dumont serão atendidos pelo Galeão, comunicando individualmente os mais de 11 mil passageiros afetados, que poderão alterar a data ou obter reembolso sem custo.

GOL também transferirá seus voos previstos para o Santos Dumont para o Galeão, e enviou notificações aos passageiros por e-mail e SMS. Os clientes podem solicitar reembolso integral ou fazer a autogestão dos bilhetes nos canais digitais da companhia. Para dúvidas, a empresa disponibiliza canais de atendimento telefônico e orienta passageiros que compraram via agências a contatar seus representantes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados