Mundo
Aeroportos da Europa retomam operações após ataque digital

Os aeroportos europeus começaram a se recuperar neste domingo (21) após sofrerem um ataque digital que comprometeu os sistemas de check-in, causando cancelamentos de voos e atrasos significativos para muitos passageiros no final de semana.
O aeroporto de Bruxelas comunicou que quase 20% das partidas agendadas para o domingo foram canceladas, enquanto outros aeroportos afetados anunciaram que estavam normalizando suas operações.
Os aeroportos de Heathrow, em Londres, e de Dublin afirmaram que estavam controlando o fluxo de viajantes enquanto trabalhavam para corrigir o problema no software.
Dublin esperava retornar à operação normal ainda no domingo.
No aeroporto de Bruxelas, que sofreu o ataque digital desde a noite de sexta-feira, 45 voos foram cancelados, incluindo seis que foram desviados, de um total de 257, com atrasos variando entre 30 e 90 minutos, segundo uma porta-voz.
Pela manhã de domingo em Heathrow, a maioria dos voos seguiu seu curso graças à cooperação das companhias aéreas, conforme comunicado oficial.
Os aeroportos afetados orientaram os passageiros no sábado a contatar suas companhias aéreas e chegar com bastante antecedência para o embarque, devido à necessidade de realizar registros manuais em diversas situações.
De acordo com a empresa Collins Aerospace, foi detectada uma perturbação de origem digital em seu software MUSE em vários aeroportos, afetando principalmente o check-in eletrônico e o despacho de bagagens.
A empresa não forneceu mais detalhes sobre o incidente ou sua origem.
Longas filas foram registradas no sábado nos guichês de check-in de Bruxelas e Heathrow, o maior aeroporto internacional de Londres.
O Eurocontrol, responsável pela supervisão do tráfego aéreo europeu, confirmou que não houve restrições ao controle aéreo na região em função do ataque.
A Collins Aerospace informou estar trabalhando para solucionar o problema o quanto antes. A companhia é especializada no processamento de dados para o setor de aviação e é uma subsidiária do grupo americano RTX (antigo Raytheon), atuante nas áreas de aeronáutica e defesa.
Conforme seu site oficial, a Collins Aerospace oferece seus serviços a cerca de 170 aeroportos ao redor do mundo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login