Conecte Conosco

Mundo

África do Sul pede reunião urgente do Conselho da ONU

Publicado

em

O governo da África do Sul requisitou que o Conselho de Segurança da ONU convoque uma reunião imediata para discutir o ataque militar dos Estados Unidos à Venezuela, que resultou na detenção do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa.

O país entende que essa ação representa uma violação da Carta das Nações Unidas, que exige que todos os Estados-membros evitem o uso ou ameaça de força contra a integridade territorial ou a independência política de outro país.

Em declaração oficial, a África do Sul ressalta que a Carta também proíbe intervenções militares externas em assuntos internos que são de competência exclusiva de uma nação soberana.

“A experiência histórica comprova que invasões militares em países soberanos apenas causam instabilidade e agravam crises. O uso unilateral e ilegal da força desse tipo compromete a estabilidade da ordem internacional e o princípio da igualdade entre as nações”, afirma o comunicado do governo sul-africano.

Contexto

O ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela representa mais um episódio das intervenções diretas de Washington na América Latina.

A última invasão feita pelos EUA em um país latino-americano ocorreu em 1989, no Panamá, quando as tropas norte-americanas capturaram o então presidente Manuel Noriega, acusado de envolvimento com narcotráfico.

Assim como ocorreu no caso de Noriega, os Estados Unidos acusam Maduro de liderar um suposto cartel venezuelano De Los Soles, sem apresentar evidências concretas. Especialistas em tráfico internacional de drogas questionam a existência desse cartel.

O governo do então presidente Donald Trump chegou a oferecer uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levassem à prisão de Maduro.

Para os críticos, essa ação é uma estratégia geopolítica para afastar a Venezuela dos adversários globais dos Estados Unidos, como China e Rússia, além de aumentar o controle sobre o petróleo do país, dono das maiores reservas comprovadas do mundo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados