Mundo
Agricultores da França fazem mobilizações contra acordo comercial UE-Mercosul
Manifestantes expressam descontentamento sobre concorrência desleal, regulamentações onerosas e baixos rendimentos agrícolas
Agricultores franceses bloquearam uma rodovia que liga a França e a Espanha nesta quarta-feira (20), enquanto as manifestações continuavam em todo o país durante as negociações comerciais entre a UE e o Mercosul.
Um esforço para concluir um acordo comercial entre a União Europeia e as nações sul-americanas no Mercosul reacendeu o descontentamento rural sobre a concorrência desleal, regulamentações onerosas e baixos rendimentos agrícolas.
“Somos contra o Mercosul (acordo comercial UE-Mercosul) porque isso será a morte da nossa agricultura francesa, porque não podemos competir de forma justa, uma vez que estas pessoas não respeitam as mesmas leis ambientais que nós. É inaceitável”, disse o agricultor de grãos Benjamin Bejada.
Agricultores furiosos bloquearam o pedágio de Le Boulou na autoestrada francesa A49 em direção a Perpignan e Montpellier com pneus e os seus tratores, deixando uma longa fila de veículos parados, incapazes de entrar em França.
O sindicato Coordenação Rural, que está por trás de muitas das ações, ameaçou bloquear portos e centros de distribuição retalhistas para restringir o fornecimento de alimentos se as autoridades não anunciarem medidas imediatas.
A FNSEA saudou o anúncio feito na terça-feira (19) pelo governo de que deixaria a Assembleia Nacional debater e votar em breve sobre a perspectiva de um acordo UE-Mercosul.
O presidente Emmanuel Macron reiterou a sua oposição a tal acordo durante uma viagem à América do Sul e disse que a França tinha o apoio de países da UE como a Itália e a Polônia.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login